Logo E-Commerce Brasil

Projeto propõe criação do “Valentine's Day Brasil” para aquecer vendas do comércio eletrônico pós-Carnaval

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O mundo inteiro celebra, no dia 14 de fevereiro, o “Valentine’s Day” ou Dia dos Namorados. O Brasil é exceção e festeja o romântico dia em 12 de Junho. No entanto, por meio da organização e iniciativa da Agência Enken, especializada em marketing integrado e e-commerce, a partir de agora o Brasil também deve aderir à data não apenas como Dia dos Namorados, mas como uma maneira de surpreender e presentear às pessoas de quem se gosta, seja um parente ou um amigo, por exemplo.

A proposta é provocar uma grande onda de promoções e liquidações no comércio eletrônico brasileiro e reforçar, assim, um período em que normalmente há uma queda natural nas vendas. A data foi batizada como “Valentine’s Day Brasil” e será válida em todo o território nacional. A ação contará com um site onde serão apresentadas as promoções. “Para este, que é o primeiro ano da ação, estamos trabalhando com os principais e-commerces brasileiros e cada um apresentará ótimas ofertas para o público”, conta David Reck, organizador e diretor da Agência Enken. Além do portal, há uma fanpage no Facebook sobre o Valentine’s Day Brasil, que vai reunir todas as ofertas também.

Inspirada em ações como o Black Friday, o objetivo do “Valentine’s Day Brasil” é criar uma estratégia para alavancar vendas em um período importante. A expectativa é de que haja um acréscimo de 20% no volume de transações em comparação com a mesma data no ano passado.“Agora o varejo inicia a famosa troca de coleções para as novas estações e tendências da moda e com o “Valentine’s Day Brasil”, os consumidores terão a oportunidade de adquirir essas novidades e lembrancinhas com preços ainda mais atrativos. A visibilidade para o setor de e-commerce como um todo também ajudará o comércio nacional”, explica Reck.

De acordo com dados de uma pesquisa da Nacional Retail Federation, em 2012 os homens norte-americanos gastaram o dobro do que as mulheres no Valentine’s Day. O ticket médio foi de R$158,71 e não foram somente os casais que trocaram presentes. Além dos apaixonados, amigos foram presenteados, pets, professores e até mesmo colegas de trabalho. Os itens mais comprados foram joias, flores, roupas, gift cards, doces e cartões. Segundo avaliação da Ipsos, os brasileiros consomem de maneira muito semelhante aos americanos. Aqui, o ticket médio é de aproximadamente R$128,00. Os itens mais comprados são roupas e acessórios, celulares e smartphones, joias e eletrônicos. Um dado curioso é que 18% da população prefere passar o Dia dos Namorados na companhia do pet.

Reck afirma que a ideia não é ter duas datas em comemoração ao Dia dos Namorados, mas criar uma ocasião e a cultura de presentear as pessoas de quem gostamos. “O Valentine’s Day já é celebrado pelos brasileiros nas redes sociais, basta agora criar engajamento”, avalia. O Valentine’s Day Brasil visa fortalecer o varejo online em um período em que não há uma data comemorativa tão forte quanto o Natal e o Dia das Mães, separados por cinco meses.

Para suporte de divulgação desta ação especial, a agência trabalha com Links Patrocinados e parcerias para divulgação de e-mail marketing. A expectativa é atingir os fanáticos e-consumidores brasileiros durante o período de compras. O Valentine’s Day Brasil conta com o apoio do E-commerce Brasil e do Shopping UOL, que reúne as melhores ofertas dos grandes players do varejo online do Brasil, provenientes de lojas como Extra.com.br, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Fnac, Shoptime, WalMart, Comprafácil, Insinuante, Americanas, Submarino, Casas Bahia, eFácil, Netshoes, Centauro, Dafiti, entre outros.

Para conferir as ofertas, basta acessar: www.valentinesdaybrasil.com.br ou a Fan Page www.facebook.com/ValentinesDayBrasil