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Projeto piloto vai padronizar codificação para mobile commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um projeto da GSI Global pretende padronizar a codificação das transações de mobile commerce em oito países: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Franca, Espanha, Colômbia e Austrália. A implementação começa em julho e deve terminar em dezembro.

A informação foi divulgada nesta semana, por Miguel Lopera, presidente e CEO da GSI Global, entidade sem fins lucrativos responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, durante uma palestra realizada na 1ª Conferência Internacional sobre Automação e Logística – Brasil em Código, em São Paulo.

Segundo o executivo, a padronização acontece em dois níveis. A primeira envolve as informações que devem fazer parte da etiqueta, como prazo de validade, informação nutricional e dados dos fabricantes etc, para proteger os consumidores, que nem sempre estão atentos a essas informações. Elas devem estar na etiqueta do QR Code, única etiqueta que deve constar nos produtos, que cumprirá as funções do código de barra, para que não haja aumento de custo com o uso de duas etiquetas. A segunda envolve a padronização e a atualização das informações nos ambientes de internet junto aos provedores de aplicações como Google, Apple e Scanbuy.

Essas informações deverão trafegar pela Rede Global de Sincronização de Dados operada pela GSI, na qual a troca de dados entre fornecedores e o varejo acontece de forma sincronizada e automática, garantindo que as informações que o consumidor acessar da tela de seu celular estejam atualizadas e sejam confiáveis. De acordo com Lopera, hoje 20% das informações são erradas e 5% são maliciosas. Para ele, com essa solução, tanto as informações dos fabricantes quanto as bases de dados na internet serão confiáveis.

A Rede Global de Sincronização de Dados começou no registro dos produtos junto ao GSI. Dessa forma, parceiros comerciais têm sempre as últimas informações em seus sistemas, e quaisquer alterações feitas ao banco de dados de uma empresa são automaticamente e imediatamente transmitidas a todas as outras empresas que fazem negócios com eles. Quando um fornecedor e um cliente têm a mesma informação atualizada é mais rápido e menos dispendioso para fazer negócios juntos, pois a rede é o ponto único confiável para informações sobre o produto

Atualmente, a GSI possui mais de 1,3 milhão de associados em 150 países, alguns dos quais administram essa rede diretamente ou por meio de provedores terceirizados devidamente certificados. No Brasil, ela tem 55 mil associados, a grande maioria de pequenas e médias empresas.

Com informações de Teletime