Redação E-Commerce Brasil

Procon notifica marketplaces para alertar vendedores sobre golpe do SMS

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

O Procon notificou as empresas WhatsApp, OLX, Zap e Mercado Livre para que informem quais providências têm adotado para garantir a segurança dos clientes acerca de um novo golpe do SMS.

De acordo com órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, golpistas monitoram os sites de venda e entram em contato com um vendedor que possa vir a ser alvo em potencial, enviando mensagem por SMS para roubar sua conta e usar em outro aparelho.

Foi solicitado também que esclareçam como os clientes têm sido alertados sobre o golpe e se existe uma campanha de esclarecimento sobre os serviços ofertados, bem como quanto às condições de utilização.

Como é o golpe?

De acordo com o Procon, os golpistas enviam mensagens como se fossem uma comunicação do site de vendas. Alegam que será enviada uma mensagem SMS com um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp como forma de confirmação do processo e “regularização” de seu anúncio na plataforma.

“O código na verdade é um PIN de autenticação do WhatsApp que, de posse do golpista, possibilita que sua conta seja clonada”, explica o órgão, em nota. As notificações foram enviadas nesta quarta-feira (19) e as empresas têm 72 horas para responderem ao Procon.

Leia também: Procon faz recomendações a lojistas para ações durante a Black Friday

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.