Logo E-Commerce Brasil

Acompanhamento de Processos dentro dos Marketplaces: o que se deve realizar?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Atualmente, vender online dentro dos marketplaces é uma tarefa que pode ser feita de maneira rápida devido a acessibilidade em se cadastrar e subir anúncios, mas isso não significa que será fácil, afinal, para um negócio funcionar e se expandir é preciso mais do que vender, mas, sim, uma gestão que engloba desde relacionamentos com fornecedores, colaboradores à análise de dados e, assim, o desenvolvimento de melhores estratégias.

Para empreendedores presentes em diferentes marketplaces, essa tarefa pode se tornar mais complexa, já que será preciso uma melhor centralização de seus dados e entender quais canais estão com melhor desempenho.

Em recorrência a isso, ter dados a respeito de seus pedidos e seus processos relacionados à expedição é fundamental para ter melhor controle e diminuir os gargalos que possam agravar a performance de um negócio dentro dessas plataformas.

Nesse texto, fala-se a respeito de quais métricas são importantes para acompanhar no dia a dia de uma operação que vende nos marketplaces e formas mais eficientes de fazer isso.

O que um empreendedor deve acompanhar no dia a dia de seu negócio?

A análise e o acompanhamento dos processos em um marketplace são cruciais para o sucesso das vendas e para manter a reputação do vendedor.

Mas, para realizar esse procedimento, é necessário ter indicadores para se acompanhar. Os principais que devemos listar são:

Acompanhamento do estoque

É importante manter o controle do estoque, especialmente em marketplaces que permitem que vários vendedores vendem o mesmo produto, e, portanto, os compradores podem simplesmente ir no anúncio do concorrente e comprar dele. O lojista precisa garantir que seu estoque esteja atualizado em tempo real para evitar vendas em excesso ou insuficientes. 

É recomendável integrar o estoque com um sistema de gestão de pedidos para garantir que o estoque seja atualizado automaticamente quando um pedido é feito.

Despacho de pedidos

Dentro de uma operação onde ocorrem, por exemplo, mais de 100 pedidos diários, a velocidade com que se deve realizar a embalagem e o envio da mercadoria, ou seja, a agilidade da mesa de expedição, é fundamental para que o pedido seja entregue à transportadora (ou o serviço de coleta como Mercado Flex e Mercado Full Envios) para que chegue nas mãos do clientes o mais rápido possível e os marketplaces não penalizarem a loja.

Portanto, ter um acompanhamento contínuo deste despacho é necessário para a operação ser realizada com mais assertividade e rapidez.

Monitoramento de vendas

Monitorar as vendas é fundamental para saber quais produtos estão vendendo bem e quais não estão. O vendedor pode usar essas informações para ajustar sua estratégia de preços, promoções e marketing.

Além disso, o monitoramento de vendas pode ajudar a detectar atividades fraudulentas, como compras falsas ou uso indevido de cupons de desconto.

Análise de concorrência

É importante acompanhar a concorrência em um marketplace. A análise dos concorrentes pode ajudar o vendedor a entender como eles estão precificando seus produtos, quais promoções estão oferecendo, como estão apresentando seus produtos, o que os compradores estão reclamando sobre determinada loja, entre outras questões.

Com essas informações, o vendedor pode ajustar sua estratégia de preços e promoções para permanecer competitivo e adquirir informações relevantes para aprimorar seu negócio, utilizando das fraquezas de seus concorrentes como oportunidades.
 

Gerenciamento de avaliações e feedback

 As avaliações e feedback dos clientes são cruciais para a reputação do vendedor em um marketplace. É importante monitorar as avaliações e feedbacks recebidos e respondê-los de maneira adequada. As respostas devem ser úteis, corteses e profissionais. O feedback dos clientes pode ser usado para melhorar os produtos e serviços do vendedor e aumentar a satisfação do cliente.

Análise de dados de desempenho

A análise de dados de desempenho, como as taxas de conversão e a taxa de abandono de carrinho, é importante para entender como os clientes estão interagindo com a loja no marketplace. Essas informações podem ser usadas para identificar áreas de melhoria e ajustar a estratégia de vendas.
 

Utilize ferramentas para acompanhar essas métricas

Para realizar todo esse acompanhamento diário e, até, contínuo, é necessário utilizar ferramentas que auxiliem na automação de geração desses dados.

hub de automação que integra e faz a gestão de lojas nos marketplaces, Magis5, lançou recentemente uma nova funcionalidade dentro de seu software que permite que empreendedores tenham painéis que são atualizados a cada minuto com dados de sua operação, o Magis5 Analytics.

De tal maneira, é possível colocar esse dashboard em uma televisão dentro de uma operação para fazer o acompanhamento contínuo de cada etapa da expedição como embalagem de pacote e despacho para ter maior controle e organização.

Além disso, o Magis5 Analytics permite que o empreendedor tenha dados de seu estoque e até mesmo sugere a data em que ele deve fazer um novo pedido de produtos, junto a relatórios personalizáveis sobre seu negócio em cada marketplace.

Essa é apenas uma das funcionalidades que o Magis5 proporciona. Além disso, o hub de automação dá relatórios financeiros, realiza a emissão de notas fiscais de maneira automatizada e com poucos cliques, e muito mais.

Para conhecer a startup de tecnologia, basta entrar em seu site ou mesmo acompanhar seus conteúdos presentes aqui na plataforma do E-commerce Brasil. 

Conclusão

Em conclusão, a análise e acompanhamento de processos em um marketplace são cruciais para o sucesso do vendedor.

O acompanhamento do estoque, o monitoramento de vendas, a análise de concorrência, o gerenciamento de avaliações e a análise de dados de desempenho são algumas das práticas recomendadas para se alcançar maior sucesso e crescer nessas plataformas de vendas, porém, para ser realizada mais facilmente, é necessário a utilização de ferramentas que tragam dados da operação dentro dos marketplaces para agilizar o dia a dia do empreendedor e de sua equipe.