Logo E-Commerce Brasil

Processos de integração no e-commerce: oportunidades e dificuldades dos lojistas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela Nordware em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou as dificuldades e benefícios dos processos de integração do e-commerce.

A pesquisa revelou que a categoria de Marketing e Comunicação é a que mais precisa ser melhorada, segundo entendimento dos lojistas, com 64% das respostas.

A questão apresentada para os respondentes foi sobre características do negócio que precisam ser melhoradas e os lojistas podiam responder mais de uma alternativa.

Em segundo lugar estão os lojistas que acreditam que é necessário melhorar na logística (58%) e em terceiro estão os que querem melhorar o CRM (55%).

Muitos lojistas ainda esperam melhorar os processos de integração no marketplace (52%). Outra resposta relevante foi sobre a logística e ERP (45%).

Outros departamentos que precisam de melhoras:

  • 29% vendas;
  • 26% financeiro.

Os lojistas responderam ainda que a maior motivação para realizar uma integração sistêmica do negócio foi a pesquisa própria sobre o assunto (55%), seguida de workshops e webinars (19%) e indicações de amigos (13%).

x512.jpg 768w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Seller-Analytics-da-Lexos-imagem-freepik-min-1-1536x1024.jpg 1536w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Seller-Analytics-da-Lexos-imagem-freepik-min-1-2048x1366.jpg 2048w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Seller-Analytics-da-Lexos-imagem-freepik-min-1-87x58.jpg 87w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Seller-Analytics-da-Lexos-imagem-freepik-min-1-200x133.jpg 200w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Seller-Analytics-da-Lexos-imagem-freepik-min-1-980x653.jpg 980w" sizes="(max-width: 527px) 100vw, 527px" />

45% afirmaram que não há um motivo único para fazer os processos de integração a um marketplace, mas uma combinação deles, como comissão, reputação, facilidade de catalogação, por ser mais conhecido, aumentar o faturamento, velocidade, potencial e alavancagem de vendas.

Dificuldades dos processos de integração na logística

Para 48% a maior dificuldade com os processos de integração na logística é o gerenciamento de dados. Na faixa dos 35% duas respostas: frete e comunicação.

32% responderam que é a logística reversa, enquanto para 29% é a transportadora.

Processos de integração no e-commerce

Para 32% os processos de integração do e-commerce foram simples e intuitivos, enquanto 26% responderam que foram complexos, necessitando de ajuda externa, e 22% disseram terem sido complexos, mas resolvidos de forma interna.

Para 39% dos respondentes, os processos de integração otimizaram em 75% os processos internos da operação.

  • 29% afirmaram que otimizaram em até 25%;
  • 26% otimizaram em até 50%;
  • 6% otimizaram em 100%.

Leia também: Mosaico lança plataforma de cupons sob a marca Buscapé.