Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra preparo dos lojistas em relação à experiência da entrega

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Pesquisa da AgileProcess em parceria com o E-Commerce Brasil levantou dados sobre a experiência de entrega no e-commerce.

A pesquisa mostra que 65% dos lojistas usam os Correios para realizarem suas entregas. Podendo assinalar mais de uma alternativa, 62% dos lojistas também usam transportadoras privadas para a tarefa.

Além disso, 22% fazem as entregas com uma frota própria e 7% usam distribuidoras.

Imagem de uma pessoa fazendo uma anotação em caixa de papelão para a entrega do produto

Opções de entrega

Para o sucesso das operações logísticas, boa parte dos lojistas usam mais de uma opção de entrega. 65% assinalaram que usam a moto como opção de entrega, assim como 57% usam carros.

Para 45% são usados caminhões e para 32% usa-se a estratégia de pontos de retirada.

Rede de entregadores (25%), bicicleta (12%) e lockers (5%) também apareceram entre as respostas.

Reclamações atreladas à entrega

70% dos lojistas afirmaram que a principal reclamação atrelada às entregas são os atrasos. 37% ainda afirmaram que são as avarias nos produtos durante o processo de entrega e 22% reclamaram da logística reversa. Por fim, 12% assinalaram as reclamações por endereço errado.

Desafio omnichannel

Já para os lojistas que aplicam ao e-commerce uma estratégia omnichannel, o principal desafio é a integração de processos, assinalada por 50% dos respondentes.

22% acreditam que seja o controle de estoque, enquanto 20% creditam o desafio às trocas e devoluções.

Além disso, 8% acham que o maior desafio omnichannel é o transporte.

Para mais informações, acesso o conteúdo complementar elaborado pela AgileProcess: https://conteudo.agileprocess.com.br/report-ecommerce

Leia também: Pirataria em marketplaces: como boas práticas podem coibir comércio ilegal em plataformas digitais.