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Preparar o frete para a Black Friday ajuda a evitar contratempos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Lojistas online de todo o Brasil aguardam ansiosamente pela chegada da Black Friday 2020, dia 27 de novembro. A grande data do comércio eletrônico promete ser ainda maior esse ano.

Com os cuidados de distanciamento social exigidos pela pandemia do Covid-19, o e-commerce brasileiro vem acompanhando um crescimento expressivo ao longo dos últimos meses.

Segundo a 5ª Edição da Neotrust, foram realizadas cerca de 79,2 milhões de compras online durante o terceiro trimestre de 2020. O faturamento nos meses de julho, agosto e setembro chegou a R$ 33 bilhões.

Outro dado promissor é que grande fatia deste mercado foi gerada por pessoas que fizeram compras online pela primeira vez. Ou seja, um número considerável de novos consumidores na internet.

Planejamento e expectativa para a Black Friday 2020

Com números tão favoráveis, a expectativa para a Black Friday 2020 não poderia ser melhor. Segundo pesquisa da consultoria Ebit|Nielsen, a estimativa é que a edição deste ano tenha crescimento de 27% em relação à Black Friday de 2019 — que foi responsável por faturamento de R$ 32 bilhões.

Porém, para garantir que um e-commerce sinta os efeitos positivos destes números, tanto nas vendas quanto na percepção favorável dos clientes, alguns cuidados e planejamentos se fazem necessários.

Alguns deles já são de amplo conhecimento, como preparo do estoque, estudos para viabilidade de promoções que realmente gerem lucros, investimentos em marketing direcionados ao período e até a possibilidade de oferecer frete grátis.

Melhor Envio alerta para a importância do frete no e-commerce

Por falar em frete, este é um ponto que sempre tem destaque nas vendas pela internet. Para dar uma ideia, o frete grátis apareceu em cerca de 48% das compras realizadas durante o terceiro trimestre de 2020 no Brasil. Sem dúvidas, uma estratégia que pode ajudar bastante a alavancar os números na Black Friday do dia 27 de novembro.

Por outro lado, atrasos na entrega foram responsáveis por 49,62% das reclamações relativas à Black Friday de 2019, segundo o site Reclame Aqui. E uma das principais causas de problemas é falta de planejamento da gestão de fretes para a Black Friday.

O Melhor Envio, plataforma completa em gestão de fretes para e-commerce, deu algumas dicas simples para os lojistas acertarem na entrega dos produtos durante na Black Friday 2020. Assim aumentam as chances de garantir que o maior período de vendas online do ano seja realmente um sucesso.

Fique atento ao estoque de embalagens

Muito se fala sobre a importância de garantir um bom estoque de produtos para a Black Friday, principalmente aqueles que serão promovidos durante a data.

Mas muita gente esquece que, se tudo der certo, todas essas mercadorias deverão ser enviadas para os clientes, certo?

Logo, os lojistas devem garantir que a quantidade de embalagens disponíveis para realizar os envios das encomendas acompanhe a expectativa de vendas, de preferência com uma margem maior.

Dessa forma fica mais fácil garantir que todas as vendas fiquem prontas para o transporte em pouco tempo, evitando o atraso no frete informado.

De olho nos demais insumos necessários

Além das embalagens, como caixas de papelão, é importante já ter à disposição, também, os demais materiais usados para concluir as vendas e enviar os produtos.

Isso inclui, por exemplo, fita adesiva, papel e tinta suficientes para impressão das notas fiscais e etiquetas de frete, e o que mais você costuma usar no processo.

A atenção deve ser ainda maior nas lojas virtuais que apostam em materiais personalizados como adesivos, cartões e outros detalhes. Prepare-se para garantir que todos os clientes da Black Friday tenham uma experiência completa ao comprar no seu e-commerce!

Agilize o preparo das encomendas

Muitos lojistas escolhem produtos específicos para promover na Black Friday, seja com preço mais baixo, kits promocionais ou frete grátis.

Mesmo aqueles que não focam em algumas mercadorias podem acompanhar as tendências dos últimos meses, para ter uma noção do que tem mais chances de ser o campeão de vendas do período.

Em qualquer uma das situações é válido se antecipar um pouco aos pedidos e deixar estes itens já prontos para envio!

Por exemplo, considere embalar os produtos — principalmente no caso de kits — na semana anterior à Black Friday 2020. Dessa forma, quando as vendas começarem, você só vai precisar incluir a nota fiscal e a etiqueta de frete no pacote.

Esta é uma ação simples, mas que pode agilizar bastante o processo pós-venda, garantindo entregas no prazo e a consequente percepção positiva dos clientes.

Aproveite a tecnologia

Plataformas de gestão de fretes, como o Melhor Envio, tornam a vida dos lojistas virtuais bem mais fácil em todas as etapas da entrega.

Para começar, é possível fazer a cotação rápida com várias transportadoras na Calculadora de Fretes, encontrando os melhores prazos e condições para oferecer aos clientes.

Outra vantagem é a automação dos processos para gerar e imprimir etiquetas de frete. Depois, é só levar as embalagens na transportadora escolhida, já prontas para despachar!

Todas as informações importantes para o acompanhamento das entregas ficam reunidas no painel de controle do Melhor Envio, com direito a integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs. Sem esquecer, claro, do código de rastreio para que você e seus clientes saibam onde estão os produtos vendidos na Black Friday.

Não dependa de uma única transportadora

O primeiro motivo para ter acesso a diferentes transportadoras é garantir que seus clientes tenham mais alternativas de fretes. Os consumidores gostam de ter opções, tanto em relação aos valores das entregas, quanto aos prazos de chegada dos produtos. Oferecendo isso a eles, sua loja virtual tem mais chances de fechar a compra.

Ter opções de empresas de transporte também facilita o lado do lojista, pois não é nada interessante ficar refém de um único serviço. Lembre-se que estamos falando de um período de grande movimentação logística no Brasil, já que as encomendas da Black Friday se misturam aos envios de compras e presentes de Natal e fim de ano. Com tanta demanda, as chances de imprevistos são maiores.

Ao contar com os serviços de diferentes transportadoras, você tem mais facilidade em evitar problemas!

Mais uma vez, o Melhor Envio está pronto para te ajudar, já que tem parcerias com diversas empresas que atuam no transporte rodoviário e aéreo. Em poucos segundos você tem a cotação de frete com essas transportadoras e pode escolher a opção mais conveniente, sem depender de contratos pagos, mensalidades ou número mínimo de envios.

Faça como milhares de lojistas por todo o Brasil e faça já o seu cadastro no Melhor Envio. Você paga, apenas, pelos fretes gerados na plataforma, e ainda aproveita as vantagens de automatizar os processos internos da loja online.