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  Redação E-Commerce Brasil

Lojas online disputam o Prêmio Black Friday de Verdade

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

A Black Friday se tornou a principal data de vendas do e-commerce no Brasil. Desde 2010, a maior liquidação do ano caiu no gosto dos consumidores brasileiros e vem crescendo substancialmente ano após ano. Segundo o E-bit, 99% dos consumidores brasileiros conhecem a Black Friday e 70% já compraram alguma vez na data.

No ano passado, os sites de e-commerce venderam quase R$ 3 bilhões na sexta-feira de descontos. Dessa forma, foi o dia com o maior volume de vendas do setor no ano.

Porém, uma das grandes preocupações dos clientes é com a veracidade das promoções e descontos oferecidos. Há alguns anos, uma popularização de termos ironizando a questão dos preços durante a Black Friday (por exemplo, “Black Fraude”), colocaram a credibilidade da campanha em xeque.

Para resolver essa questão, o site Black Friday de Verdade foi lançado em 2014 para ajudar o consumidor a selecionar as melhores ofertas no período. Além disso, serve para reverter a imagem negativa da Black Friday.

Em 2017, chegou a vez incentivar e reconhecer as melhores práticas dos principais lojistas da internet. Assim, foi criado o Prêmio Black Friday de Verdade em parceria com o E-commerce Brasil, Abcomm e Digitalks, principais organizações de e-commerce no Brasil. Em 2019, o prêmio chega à sua terceira edição.

Um grupo de 31 especialistas do mercado de marketing digital e comércio eletrônico indicou, no decorrer de setembro, as 71 lojas finalistas que concorrerão em 15 categorias.

Veja as empresas finalistas abaixo:

  • Bebê e Brinquedos: Rihappy, ToyMania, Tricae, PB Kids e Mercado Livre;
  • Bebidas: Evino, Wine, Empório da Cerveja, Zé Delivery e Grand Cru;
  • Cosméticos: O Boticário, Sephora, Ikesaki, Natura e Avon;
  • Eletrodomésticos e UD: Magazine Luiza, Americanas.com, Electrolux, Compra Certa e Extra;
  • Eletrônicos e Informática: Amazon Brasil, Americanas.com, Kalunga, Ricardo Eletro, Kabum!;
  • Esportes: Netshoes, Centauro, Decatlhon, FutFanatics e Under Armour;
  • Farmácias: Droga Raia, Drogaria São Paulo, Ultrafarma, Pague Menos e Drogaria Araújo;
  • Livros, Filmes e Games: Amazon Brasil, Saraiva, Submarino, Livraria Cultura e Mercado Livre;
  • Moda Íntima e Praia: Loungerie, HOPE, Marisa, Intimissimi e Valisere;
  • Moda, Calçados e Acessórios: Reserva, Dafiti, Renner, Riachuelo e Hering
  • Móveis e Decoração: Mobly, Casas Bahia, Camicado, Havan e Marabraz;
  • Pet Shop: Petz, Pet Love, Zee Dog, Cobasi, Pet na Net;
  • Supermercados: Pão de Açúcar, Mambo Delivery, Carrefour, Supermercado Now e Meu Mercado em Casa;
  • Telefonia: Magazine Luiza, Americanas.com, Motorola, Webfones e Asus;
  • Viagens: Decolar.com, MaxMilhas, Hotel Urbano, Submarino Viagens e Hoteis.com.

Voto popular

A segunda fase da eleição do prêmio é de votação popular. De 01 de outubro a 30 de novembro os próprios clientes entrarão no site e escolherão as lojas favoritas em cada uma das categorias. Além disso, há a premiação Grand Prix (melhor Black Friday do Brasil). Nela, os clientes escolherão a melhor loja entre todas as finalistas.

Para Francisco Cantão, idealizador da Black Friday de Verdade e CEO da Proxy Media, empresa organizadora do prêmio, o mercado vem amadurecendo rapidamente. Ademais, tanto os clientes quanto as lojas valorizam cada vez mais uma experiência de compra atrativa, segurança e transparência durante a Black Friday.

“A premiação já está em sua terceira edição e vem crescendo ano após ano. Isso demonstra o engajamento das lojas participantes e da importância da reputação na maior sazonalidade do ano”, explica Cantão.

Além disso, “a Black Friday é o momento do consumidor brasileiro de se auto presentear. Geralmente, ele adquire produtos com o tíquete médio mais elevado. Portanto, há um cuidado muito maior na pesquisa dos melhores preços nas lojas mais confiáveis”.

No ano passado, mais de 100 mil clientes votaram no Prêmio Black Friday de Verdade. Em 2019, a Black Friday acontecerá dia 29 de novembro. A expectativa é de aumento de 30% na participação dos clientes na campanha.

Sobre a Black Friday de verdade

A Black Friday de Verdade surgiu em 2014 para ajudar os consumidores brasileiros a encontrarem as melhores condições de compra na Black Friday, a maior liquidação do ano. Tem iniciativas para incentivar e reconhecer as melhores práticas entre consumidores e empresas, tais como o Prêmio Black Friday de Verdade, o Termo de Compromisso Black Friday de Verdade e a Extensão para Google Chrome Black Friday de Verdade.

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