Os produtos vendidos pela internet ficaram mais baratos em janeiro, apesar da alta apurada em seis das 11 categorias pesquisadas para compor o e-flation.
De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), instituição ligada à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), houve deflação de 2,3% no mês passado, o que representa uma diferença de 3,4 pontos percentuais em relação a dezembro de 2010, quando houve inflação de 1,1%.
“Com as chamadas compras coletivas, as oportunidades de pesquisar diversos sites antes da compra tornam a internet um ambiente mais competitivo, grande responsável por essa deflação registrada no índice”, explica o coordenador-geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo.
Categorias
Apesar de seis categorias terem apresentado alta nos preços, a queda das cinco outras categorias foi maior.
Os preços dos eletroeletrônicos, por exemplo, apresentaram a maior queda em janeiro, de 6,3%. Em seguida, aparecem os itens telefones e celulares e perfumes e cosméticos, sendo que ambas as caterogias ficaram 4,2% mais baratas.
No primeiro mês do ano, os itens de cine e foto e de informática também registraram queda, de 2,4% e 2,2%, respectivamente.
Já entre os itens que apresentaram inflação, a maior alta não chegou a 4%. O maior aumento foi registrado em brinquedos (3,3%). Outros itens que encareceram foram os CDs e DVDs (2,1%), livros (2%), eletroportáteis (1,7%), produtos da linha branca (1,4%), e medicamentos (0,5%).
Composição do índice
Os itens que formam a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem os chamados “campeões de vendas”.
Fonte: Varejista.com.br