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Precificação dinâmica cresce 200% em seu primeiro ano no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Conceito ganha espaço no comércio eletrônico brasileiro e gera aumento de pelo menos 10% no faturamento total do varejista

Fenômeno ainda recente no e-commerce mundial, a precificação dinâmica e inteligente ganha cada dia mais espaço no Brasil. Com o trabalho da Precifica, realizado desde o ano passado, constatou-se um aumento de 200% nas companhias que resolveram utilizar essa metodologia em suas lojas virtuais.

O número leva em conta a evolução de trabalho no período de agosto de 2013 a agosto de 2014. No início houve certa resistência do mercado em trabalhar aliado a um software para definição de preços. No entanto, o crescimento comprova a importância dos benefícios que a solução trouxe para o setor, como o aumento da rentabilidade e economia em mão de obra, além do alto nível de competitividade.

“Consolidamos uma tendência no e-commerce brasileiro e geramos uma necessidade para corporações que queiram se sobressair em relação aos seus concorrentes”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Nos EUA, por exemplo, 40% dos lojistas confirmaram que a estratégia garante, pelo menos, um aumento de 10% no faturamento total, de acordo com a consultoria KPMG.

Veja o passo a passo da estratégia de precificação dinâmica:

1 – Através do recurso de monitoramento, dados sobre preço, disponibilidade em estoque e valor de frete são coletados diretamente nos concorrentes 24h por dia. Esse histórico fica disponível na plataforma e garante ampla visão da prática de preços do mercado;

2 – Baseado nessas informações o usuário da plataforma pode analisar o cenário competitivo e adequar os preços do seu portfólio, enxergando oportunidades inéditas. Também é possível criar alertas por email sobre mudanças estratégicas de preço da concorrência;

3 – Com essa base de dados é hora de estipular regras de precificação dinâmica para um ou mais produtos que trabalhem automaticamente com os insights fornecidos pela plataforma e protejam sempre a margem mínima;

4 – Toda e qualquer oportunidade dentro das condições determinadas pelo usuário será aproveitada, garantindo que a venda seja feita sempre pelo “melhor preço” tanto para o comprador quanto para o varejista. Caso o cliente prefira, as mudanças de preço também podem ser feitas manualmente através de sugestões concedidas pela plataforma, que podem ser aceitas ou não.