Redação E-Commerce Brasil

Pmweb inova ao fazer integração inédita de WhatsApp com Responsys

Segunda-feira, 21 de setembro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

A Avon, marca que faz parte do Grupo Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, tem investido cada vez mais no seu processo de transformação digital. Contando atualmente com cerca de 1,3 milhões de revendedoras por todo o país, é essencial para a marca manter uma comunicação eficiente e próxima com todas as suas parceiras.

Utilizando a estratégia de lifecycle da Pmweb, a Avon consegue se comunicar de modo automatizado com suas revendedoras por meio de e-mail e push notification (utilizando como ferramenta para disparo a Oracle Responsys). Apesar desses pontos de contato transmitirem a mensagem de forma uníssona, a marca ainda tinha um desafio: automatizar suas comunicações via WhatsApp.

WhatsApp

Considerando que o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação atualmente — é o aplicativo mais utilizado no Brasil, 99% dos smartphones possuem WhatsApp instalado e 80% dos usuários usa o app ao menos uma vez por hora, de acordo com a edição de 2020 da pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box.

Dessa forma, este canal tornou-se extremamente ágil e eficiente para o Brasil, que é um dos países que mais utiliza o WhatsApp no mundo. Somado isso ao fato de ser uma forma ágil de entrar e realizar contato com as revendedoras, integrá-lo era essencial para a marca se comunicar com eficiência e de acordo com as estratégias pré-definidas.

Entretanto, até o momento não existia uma integração que permitisse trabalhar com disparos e regras automatizadas de WhatsApp pela Oracle Responsys.

Nova solução

Para solucionar a necessidade do cliente, Pmweb e Wavy (plataforma utilizada pela Avon para envios de mensagens via WhatsApp) se uniram e, de maneira inédita, construíram a solução necessária, que tornou a integração com WhatsApp possível.

Essa inovação mudou a forma como a Avon se comunica com suas revendedoras, trazendo uma série de benefícios, que incluem: comunicação omnichannel capaz de transmitir mensagens integradas independente do ponto de contato com a marca; agilidade na transmissão da mensagem; automatização de um processo, que, até então, era manual e dispendioso; possibilidade de extração de dados e relatórios que auxiliam na tomada de decisão; proximidade com as revendedoras, estimulando o engajamento com a marca; maior chance de conversão de resultados, entre outras vantagens.

A integração pioneira de WhatsApp com a Oracle Responsys promovida pela Pmweb e pela Wavy é um grande avanço nos processos de digitalização das marcas, proporcionando uma comunicação mais inteligente e próxima com clientes e parceiros. Ficou interessado no assunto e precisa de ajuda para transformar a comunicação da sua marca? Entre em contato através do email contato@pmweb.com.br.

A Pmweb é uma empresa de serviços e tecnologia para marketing e CRM que trabalha para levar os clientes a um novo patamar de resultados através da criação de relacionamentos únicos em escala.

Leia também: Vendas do e-commerce no Brasil avançam em julho, aponta Mastercard.

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