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PMEs no digital: estudo revela que sites e apps são os canais preferidos dos consumidores

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Se por um lado a Nuvemshop afirma que 6 em cada 10 PMEs online são administradas por mulheres, a Locaweb (em parceria da Opinion Box) aborda as pequenas e médias empresas digitais sobre outra ótica. Isso porque sua pesquisa fala sobre os canais de compras preferidos pelas pessoas. O estudo “Relação com PMEs no Digital” entrevistou 811 pessoas que fizeram compras online entre junho de 2021 e julho de 2022. Deste total, 52% são mulheres e 48% homens.

Público com mais de 30 anos que compra das PMEs no digital prefere realizar suas compras em websites, enquanto os jovens entre 18 e 29 anos são mais adeptos de compras via app e redes sociais

Um dos tópicos levantados mostra que os canais mais populares são websites, com 70% das respostas, e aplicativos, com 69% — redes sociais foram citadas por apenas 29% dos entrevistados como um canal de compra de produtos. Além disso, a principal motivação dos consumidores para a realização de compras online é a praticidade 59%, seguida da possibilidade comparação de preços 54% e rapidez na entrega 53%.

Outro pontos comportamentais dos clientes online

Constatou-se também que existe uma diferença de comportamento de acordo com a idade. Por exemplo: o público com mais de 30 anos prefere realizar suas compras em websites, enquanto os jovens entre 18 e 29 anos são mais adeptos de compras via app e redes sociais.

A pesquisa ainda revela que 4 em cada 10 consumidores afirmaram encontrar melhores preços nas PMEs. Somente 19% dizem sempre receber as melhores ofertas no grande varejo.

De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados compram mensalmente de PMEs. Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito é o preferido, sendo que:

– 40% utilizam a opção de parcelamento;

– 23% pagam a vista;

– 17% usam o Pix.

PMEs no digital: muito além da conveniência

A pesquisa também aponta que a compra online em PMEs não é somente uma compra de conveniência. Isso porque pequenas e médias empresas também se fazem presentes em categorias de tíquete médio mais elevado, tais como:

– moda e acessórios (50%);

– eletrônicos e informática (42%);

– eletrodomésticos e eletroportáteis (41%);

– e farmácia e saúde (41%).

Quando consideramos o público masculino os segmentos que se destacam são os de eletrônicos e informática, eletrodomésticos e eletroportáteis. Por outro lado, setores de moda e acessórios, farmácia e saúde, beleza e cosméticos, casa e decoração têm um público majoritariamente feminino.

Meio de comunicação com PMEs no digital

Outro ponto relevante do estudo é que os consumidores tendem a esperar contatos mais diretos com pequenas e médias empresas. Por isso, o WhatsApp se destaca como o meio preferido para comunicação com as PMEs no digital, representando 66% de citações. Em seguida, o contato por e-mail fica com 42% e os chats dentro do site da empresa com 41%. Para a pesquisadora, isso mostra que existe uma preferência clara por comunicações mais pessoais e que se assemelham com uma conversa.

Uma barreira tradicionalmente enfrentada pelas PMEs no relacionamento com novos clientes é a falta de conhecimento sobre sua marca. E o digital é capaz de aproximar os consumidores e os pequenos e médios empresários. Afinal, 7 em cada 10 consumidores dizem verificar comentários de outros clientes sobre a PME para saber mais sobre a experiência recebida. Os reviews dos pares também funcionam como um aval da confiabilidade da marca.

Pontos a serem considerados pelas PMEs no digital

Uma vez ultrapassada a barreira da confiança, outros fatores ganham predominância. O valor do frete, por exemplo, pode ser um impeditivo para a finalização da compra segundo 58% dos entrevistados. Falta de comentários ou avaliações sobre os produtos, por sua vez, são motivos para 51% dos clientes não efetivarem a compra.

Além disso, 49% dos entrevistados desistem ao notar muitos comentários negativos em sites como o Reclame Aqui. A falta de informações sobre os produtos ou a empresa também devem ser uma preocupação das empresas, correndo o risco de afastar os clientes — em muitos casos, definitivamente.

Outros apontamentos do levantamento da Locaweb:

– 6 a cada 10 consumidores pesquisam produtos em marketplaces;
– 95% dos entrevistados acreditam que existem setores em que as PMEs têm um desempenho melhor do que as grandes empresas;
– 43% dos entrevistados sempre que possível dão preferência em comprar via PMEs;
– 71% do público feminino busca opiniões de outros consumidores sobre a marca e seus produtos;