Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial, diz Intuit

Quinta-feira, 30 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

As pequenas e médias empresas já estão utilizando tecnologias de automação para gerenciar e expandir seus negócios. Essa é uma das confirmações reveladas em um dos estudos mais recentes realizados pela Intuit® através da Emergent Research, intitulado Pequenas e Médias Empresas na Era da IA.

O estudo entrevistou 550 proprietários e gerentes de PMEs, nos Estados Unidos, e descobriu que eles estão vendo a tecnologia de automação de forma positiva, com 54% afirmando vê-la, principalmente, como uma oportunidade. Embora o medo da inovação tecnológica seja frequentemente referenciado como a barreira subjacente para a adoção de Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), apenas 5% dos entrevistados disseram que veem a automação como uma ameaça.

Poucas PMEs acreditam que a tecnologia levará a perdas de emprego e quase um terço (31%) afirma que a automação permitirá que elas aumentem seu número de funcionários. Sobre as mudanças no mercado de trabalho, 59% afirmam que não haverá diferenças e apenas 1% acredita que haverá perdas significativas de emprego.

O estudo também constatou que, dentre os pesquisados, 66% já usavam tecnologias de automação para ajudá-los em uma variedade de funções, incluindo finanças e faturamento (29%), marketing (28%), vendas (27%), atendimento ao cliente (25%), operações (15%) e produção (9%).

“No QuickBooks [solução de gestão financeira da Intuit], nosso foco está em aproveitar o poder da tecnologia inovadora para melhorar a vida das PMEs – possibitando que os pequenos e médios empresários possam ter mais tempo, dinheiro, conexões e insights para administrar seus negócios de forma eficaz e eficiente”, diz Alex Chriss, CPO do grupo de PMEs, na Intuit.

“É encorajador que os pequenos e médios empreendedores vejam a tecnologia de automação como uma oportunidade e não uma ameaça, e ainda estejam adotando diariamente essas inovações para melhorar seus negócios e automatizar processos, ganhando tempo para atender melhor os seus clientes e expandir seus negócios”, acrescenta Chriss.

A pesquisa revelou ainda que os proprietários de pequenas e médias empresas reconhecem os benefícios vitais dessa tecnologia, como: mais tempo para realizar tarefas (79%), ajuda no atendimento ao cliente (77%), impulso para a inovação (74%), além das melhorias que estão sendo conduzidas pela tecnologia de automação de ponta, incluindo análise de Big Data (24%), Processamento de Linguagem Natural – PLN (17%), Machine Learning (12%) e Inteligência Artificial (11%).

No futuro, as PMEs esperam ter beneficios contínuos com a automação. Nos próximos cinco anos, os entrevistados disseram que os principais motivos pelos quais a automação terá impacto positivo em suas empresas incluem eficiência nos negócios (73%), produtividade (68%), inovação (62%), capacidade de resposta às mudanças do mercado (60%) e receita (59%).

Principais destaques da pesquisa:

Apesar das notícias sobre como a automação terá um impacto disruptivo nas empresas, apenas 5% dos donos das PMES a veem como ameaça.

Poucas PMEs acreditam que a tecnologia da automação as levará à perda de trabalho. De fato, 31% afirmam que ela possibilitará a contratação de funcionários, enquanto 59% dizem que não haverá diferença e apenas 1% afirma que haverá perdas significativas de trabalho.

As PMES estão adotando a tecnologia de automação como um caminho de ponta. As principais categorias são Big Data (24%), Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning (12%).

Em direção à automação, um número significativo de PMEs não está pronto para desfrutar ao máximo dessas oportunidades. Um exemplo disso é que uma em cada cinco PMEs não está na nuvem para gerenciar seus negócios, o que evidencia que ainda é necessário um primeiro passo para a inovação dentro das empresas.

Os três principais benefícios que os usuários das tecnologias de automação veem são: mais tempo ganho para fazer o trabalho (79%), ajuda com o atendimento aos clientes (77%) e impulso para inovação (74%).

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.