Logo E-Commerce Brasil

PL encurta prazo para troca de produtos comprados em e-commerce

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Uma proposta pronta para ser discutida pela Câmara dos Deputados pretende encurtar o tempo de espera para troca de produtos comprados em e-commerce: o PL 745/2021, de autoria do deputado Herculano Passos (MDB/SP).

O projeto determina que o prazo de troca não poderá ser superior ao originalmente estabelecido para a primeira entrega, acrescido de 48 horas. Ou seja, se o produto foi comprado com defeito e chegou em cinco dias, a nova mercadoria deve chegar em, no máximo, sete.

O texto altera o Código de Defesa do Consumidor, que prevê um prazo de 30 dias para a empresa efetuar a troca, abatimento do valor ou devolução, em caso de compra de produto defeituoso. Entretanto, segundo o parlamentar afirmou ao Mobile Time, as empresas de e-commerce têm levado 40 dias ou mais. “Em alguns casos, o consumidor já pagou a totalidade ou parte das parcelas do produto, sem ainda ter usufruído dele”.

Leia também: Justiça: site de e-commerce não deve pagar por fraude cometida fora da plataforma

Fonte: Mobile Time