Logo E-Commerce Brasil

PIX, pagamento instantâneo do Bacen: veja como será a participação da Zoop como aderente

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O PIX, pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen), está previsto para ser lançado em novembro deste ano. Até essa data, fintechs de serviços financeiros, bancos e instituições financeiras se preparam para oferecer aos seus parceiros e clientes essa nova opção de pagamento.

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, já está se preparando para que suas empresas parceiras também se beneficiem com mais essa solução.

Veja o que a Zoop já está preparando com relação ao PIX e quais as vantagens que essa nova forma de pagamento, atrelada aos seus produtos, vai trazer para suas empresas parceiras.

O que é PIX e qual sua importância para as empresas

O PIX é um sistema criado pelo Banco Central que permite a realização de pagamentos em até 10 segundos.

Um dos objetivos dessa solução é a realização de transferências de valores de maneira muito mais rápida e prática.

Uma alternativa aos pagamentos tradicionais (TED, DOC, cartões e boleto), o PIX é uma forma de pagamento que pode ser realizada via QR Code dinâmico ou estático, por chaves de endereçamento (número do celular, CPF, CNPJ, e-mail etc), ou pela entrada de dados manuais.

A maior diferença do PIX das demais soluções, é a realização de transferências em poucos segundos, em qualquer dia da semana ou horário (24 x 7 x 365).

Entre suas vantagens está o fato de que essa forma de pagamento pode ser utilizada em diferentes tipos de transações financeiras, tais como:

  • pessoas físicas;
  • governo e pessoas físicas;
  • pessoas físicas e estabelecimentos comerciais, inclusive e-commerces;
  • empresas;
  • empresas e governos;
  • governo e pessoas físicas para pagamento de benefícios e salários;
  • governo e pessoa jurídica para pagamento de convênios e serviços.

Leia também: PIX será um sistema ‘muito barato’ para todos os pagadores, diz diretor do BC.

As vantagens do PIX para as empresas

O PIX visa não apenas facilitar as transações de valores, mas também aumentar a competitividade do mercado financeiro e promover uma maior inclusão de pessoas a esses serviços.

Para as empresas que trabalham com meios de pagamento, o PIX chega como mais uma alternativa, a qual permite melhorar ainda mais a experiência de compra dos clientes.

No e-commerce, por exemplo, tudo indica que a solução vai acelerar a entrega dos produtos.

O recebimento instantâneo de valores também vai contribuir para melhorar a gestão financeira das empresas.

Além disso, a oferta dessa forma de pagamento indica ter custos operacionais mais baixos do que TED ou DOC, sendo uma  excelente alternativa tanto para negócios quanto para consumidores.

Por fim, o PIX permite que mesmo instituições de pagamento que não tenham autorização do Banco Central possam oferecer aos seus clientes essa solução.

A participação da Zoop no PIX

A Zoop é uma empresa de soluções e produtos financeiros que, por meio de sua plataforma White Label, permite que negócios de qualquer setor passem a atuar também como instituições de pagamento, sem perderem o foco no seu core business.

Entre os produtos oferecidos estão:

  • desenvolvimento de tecnologia para terminais de pagamento presencial (POS e MiniPOS);
  • pagamentos digitais, incluindo QR Code;
  • boleto bancário;
  • pagamentos recorrentes;
  • conciliação bancária;
  • split de pagamento;
  • conta digital.

Agora, a Zoop também passa a atuar como uma aderente ao PIX.

O objetivo é que as empresas parceiras tenham mais essa opção de meio de pagamento e, dessa forma, agreguem ainda mais valor aos seus negócios.

Para isso, a Zoop está iniciando sua integração com o PIX através de uma conexão indireta mas tem planos para se tornar um participante direto.

Os produtos PIX oferecidos pela Zoop

Assim como as demais soluções já oferecidas pela Zoop, a proposta com a adesão ao PIX é que as empresas parceiras consigam resolver as dores de seus clientes de maneira mais pontual, contribuindo para o real crescimento de todos os envolvidos nessa cadeia.

No que diz respeito ao PIX neste primeiro momento a Zoop vai se conectar indiretamente e, posteriormente, passará a ter conexão direta.

Quanto à oferta de produtos voltados para o PIX, a proposta já desenvolvida pela Zoop consiste em:

Conta Digital com suporte ao PIX

Oferta de uma nova opção de transferência de valores, por meio de:

  • inserção de dados atuais;
  • inserção utilizando o DICT: CPF, CNPJ, endereço de e-mail e Endereço Virtual de Pagamento (EVP);
  • fluxo de devolução;
  • iniciação utilizando QR Codes estáticos e dinâmicos.

Com relação ao QR Code para pagamento via PIX, esse poderá ser utilizado nos seguintes canais:

  • Zoop PC;
  • POS;
  • mobile;
  • e-commerces;
  • wallet-in-app;

Aplicativos

Desenvolvimento de aplicativo White Label, seguindo as diretrizes do Bacen.

Interligações

Interligar as redes de adquirência às de banking, a fim de que todas as transações realizadas via PIX por diferentes canais reflitam diretamente na conta pagamento.

Por que vale a pena aderir ao PIX pela Zoop?

A Zoop já é pioneira quando o assunto é transformar qualquer negócio em uma instituição financeira permitindo, assim, que as empresas parceiras criem produtos e serviços financeiros com suas próprias marcas.

Com a aderência ao PIX a proposta é conectar esse novo meio de pagamento a uma plataforma completa de soluções, que contempla tanto os pagamentos presenciais quanto os digitais, bem como melhorar a utilização da conta digital.

Ao utilizar os produtos da Zoop integrados ao PIX será possível:

  • aceitar o PIX em todos os meios de pagamento (TEF, POS, In-app e e-commerce);
  • pagar com o PIX a partir da conta digital.

Os clientes finais dos parceiros da Zoop terão todas as suas experiências melhoradas, tais como as realizadas via pagamentos mobile, e-commerce, presencial (vendedor e comprador) etc.

O PIX é uma alternativa de transação de valores que vai melhorar a vida financeira e a dinâmica de empresas e consumidores.

Somado aos motivos citados, a oferta dessa forma de pagamento aumenta seu portfólio de produtos e seu poder de competitividade, ajudando a reter clientes e atrair novos.

Por todas essas razões é que vale a pena oferecer o PIX como mais uma opção de pagamento do seu negócio.

Assim, se tiver interesse em receber uma apresentação da Zoop com tudo o que temos a oferecer quanto a esse produto, basta enviar um e-mail para pix@zoop.com.br.

Este artigo foi escrito por Gustavo Gawryszewski, gerente de Marketing de Produto da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B.

Leia também: BC deve autorizar pagamentos por WhatsApp se regras forem respeitadas, diz diretor.