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Pix deve estimular competição entre as instituições bancárias, aponta pesquisa

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, deve elevar a competição entre os bancos pelo cliente, pois a nova plataforma vai permitir transferências instantâneas de dinheiro entre pessoas e empresas 24 horas por dia, sete dias por semana, isenção de tarifas e, no futuro, vai liberar a função saque no varejo. Ou seja, esses serviços estarão disponíveis em todos os bancos.

Pesquisa realizada pela equipe de Inteligência de Mercado da Globo mostra que quase metade dos entrevistados considera a possibilidade de trocar de banco se esses atributos forem oferecidos por todas as instituições.

“Essa nova realidade do mercado certamente influencia a maneira como os consumidores lidam com os serviços e produtos financeiros, abrindo novos caminhos para as instituições bancárias repensarem e investirem na experiência dos clientes. Além disso, há um trabalho adicional para fomentar os desbancarizados através da criação de novos atributos que atendem às necessidades desse público”, disse Gabriel Nobrega, head de estratégia para o segmento financeiro na área de Inteligência de Mercado da Globo, ao 6 Minutos.

Bancos devem se esforçar mais com Pix

A pergunta feita era sobre qual a intenção de mudar de instituição se todos os bancos oferecessem os mesmos benefícios listados (isenção de tarifas, disponibilidade 24h/7 dias, saque no varejo). Segundo a pesquisa, para 46% dos entrevistados a intenção era muito alta/alta, indiferente (38%) e muito baixa/baixa (16%).

Tudo indica que os bancos vão ter que se esforçar para segurar seus clientes. “Devemos ver uma reacomodação na base bancária, com os consumidores migrando ou flutuando entre bancos que melhor atendam suas expectativas e necessidades. Assim, certamente os atributos da experiência bancária serão ainda mais importantes, sejam eles atributos de entrada, segurança, redução de burocracia, tarifas, aumento de limites e créditos, ferramentas de investimento, ou até a própria usabilidade dos aplicativos”, afirmou Nobrega à publicação.

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As informações são do 6 Minutos