O Pinterest criou uma forma para que usuários da rede social consigam comprar de diferentes sites através de sua plataforma e com apenas uma transação.
A companhia anunciou nessa terça-feira, 28, o lançamento do recurso “Compre com o Pinterest”. A novidade vale, inicialmente, para lojistas e marcas nos Estados Unidos.
O novo modelo de comercialização permite a compra de vários itens e produtos de diversos fornecedores dentro da plataforma, colocando-os em uma sacola de compras virtual para depois finalizar a transação no aplicativo móvel ou navegador.
Para o lançamento, a companhia informou que estabeleceu parceria com 20 mil marcas, entre pequenas e grandes empresas, para disponibilizar mais de 10 milhões de produtos no Pinterest.
A rede social tem aumentado seus esforços para destacar sua vocação para o social commerce. A empresa cita que 55% das pessoas que estão na rede social a usam com intenções de compra, enquanto 12% tem o mesmo objetivo em outras redes sociais. Com isso em mente, no ano passado o Pinterest lançou o recurso de “pins compráveis”.
Por meio de um botão “Buy it”, usuários nos Estados Unidos conseguem comprar objetos e roupas, por exemplo, diretamente de perfis de marcas na rede social. O pagamento é feito por meio do Apple Pay ou cartão de crédito.
Segundo a assessoria da empresa no Brasil, ainda não há previsão para o lançamento dos dois recursos a usuários brasileiros.
Inteligência Artificial como assistente de compras
Nesta terça-feira, o Pinterest anunciou que está usando aprendizado profundo e visão computacional para detectar automaticamente objetos da busca visual, por enquanto disponível para usuários de aparelhos iOS. Para usá-lo, basta tocar no ícone de busca visual (uma lupa) no canto superior direito de qualquer Pin e explorar a imagem tocando nos pontos de interesse.
Em breve, a companhia também espera tornar qualquer coisa disponível no mundo offline em “pins compráveis”. Isso por que o Pinterest está desenvolvendo uma nova tecnologia de busca com a câmera do celular. Isso significa que pessoas poderão tirar uma foto de um objeto no mundo real e obter recomendações relacionadas no Pinterest.
“Nos próximos meses, as pessoas serão capazes de descobrir mais sobre os produtos, independente da onde encontraram”, indica a companhia.
Fonte: IDGNow