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Pilares essenciais para grandes operações em marketplaces

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A expansão do e-commerce no Brasil é também um momento de transformação para muitas marcas. Seja na consolidação ou na expansão do negócio, é necessário focar em alguns pilares essenciais para grandes operações de vendas em marketplace.

Pesquisas mostram que o cenário do comércio eletrônico brasileiro é de oportunidades. No primeiro semestre de 2021, o e-commerce cresceu 31% em relação ao mesmo período de 2020, segundo relatório da empresa Ebit | Nielsen.

O contexto promissor, entretanto, costuma gerar inseguranças e representar muitos desafios. Tanto para grandes empresas como para aquelas que estão crescendo no universo digital.

A venda por marketplaces pode ser o caminho ideal para aumentar a visibilidade da marca e ganhar relevância no mercado. Porém, uma operação robusta e eficiente requer o apoio de outras plataformas de gestão.

A escolha dessas plataformas pode ser decisiva no resultado do negócio online, seja o hub de integração, o ERP e o próprio site de e-commerce. Afinal, o sucesso das suas vendas irá depender diretamente da segurança e estabilidade desses sistemas.

O caminho para uma operação de vendas robusta e segura

Em um cenário online cheio de novas oportunidades, os desafios dependem diretamente do tamanho do negócio.

Grandes empresas precisam se adaptar às demandas de um consumidor cada vez mais digital. A transição para o comércio eletrônico requer planejamento e cuidado.

Para essas marcas já consolidadas, um dos principais desafios é manter a relevância no segmento. Além de enfrentar a enorme competitividade das vendas online.

Por outro lado, empresas menores se deparam com a possibilidade de atingir níveis de vendas inéditos. Porém, o ritmo acelerado de crescimento pode virar um obstáculo e uma ameaça de quebra.

Independente do negócio ser grande ou estar em rápida expansão, chega um momento em que é preciso buscar apoio de especialistas nesse processo. Nos dois casos, a necessidade é a mesma: encontrar soluções que permitam potencializar as vendas com segurança e estabilidade.

Pilares para ter sucesso com grandes operações de vendas em marketplaces

Então, qual será o melhor caminho para superar os desafios e aproveitar as oportunidades do e-commerce? No empreendedorismo a inovação é fundamental, por isso pode ser que não exista uma resposta pronta.

Entretanto, existem alguns pilares que são essenciais e devem servir como base no negócio. Para falar sobre esses pilares, tomamos como referência o ANYMARKET, um hub integrador especializado em grandes operações de vendas por marketplaces.

Segurança e estabilidade

Segurança e estabilidade são justamente os dois primeiros pilares tomados como indispensáveis pela empresa. Eles são garantidos através de uma infraestrutura robusta, ideal para atender grandes volumes de vendas.

Não por acaso, os vendedores que operam em marketplaces através do hub de integração contaram com 100% de disponibilidade durante as últimas edições da Black Friday.

Confiança e transparência

Quando falamos sobre a escolha das plataformas de gestão do negócio, o ANYMARKET ressalta o terceiro pilar: confiança. Esse ponto é consequência dos dois pilares anteriores e de outros.

Confiar nos sistemas pelos quais passarão toda a sua operação é indispensável. Além da segunda e estabilidade da plataforma, o ANY aposta no atendimento especializado e na transparência para gerar confiabilidade.

Aliás, a transparência é outro pilar importante que deve estar presente em todo o processo de vendas. Conhecer a plataforma que centraliza as vendas e saber que a empresa estará trabalhando em soluções para o seu negócio, fazem a diferença no dia a dia.

Por isso, o ANYMARKET busca soluções personalizadas para atender demandas específicas das grandes operações. Escutar as necessidades do cliente é o ponto de partida da jornada de integração do hub.

Em cada etapa do atendimento a transparência é o que permite alavancar os pontos fortes da operação. Ao mesmo tempo em que são trabalhados os pontos que precisam melhorar para ter uma gestão 100% eficaz das vendas em marketplaces.

Como acontece o processo de integração com marketplaces?

A integração com marketplaces permite obter a estabilidade necessária para realizar um grande volume de vendas online. Ao centralizar as operações dentro de um único painel você automatiza os processos e sincroniza todos os canais.

Dentro do hub de integração é possível gerenciar desde a logística até o relacionamento com o cliente. A centralização permite operar com maior controle, autonomia e eficiência.

Com a integração é possível aliar praticidade com a melhoria dos resultados. Uma operação centralizada garante que você tenha mais tempo para o que realmente importante: criar estratégias de venda.

No ANYMARKET, o processo de integração é dividido em algumas etapas iniciais. Essas etapas foram desenvolvidas pensando em garantir a segurança que requer o atendimento de grandes empresas.

Veja em detalhes como acontece cada etapa da jornada de integração com o ANY!

 

Case Lojas RPM: é possível ter uma operação que acompanha o crescimento do negócio

Será que é possível ter uma operação de vendas online que acompanha o tamanho do negócio e o seu ritmo de crescimento? Essa é uma dúvida comum entre empresas que buscam vender de forma exponencial pela internet.

As Lojas RPM, cliente do ANYMARKET que atua no segmento de casa e decoração, viveu na prática esse questionamento. Apesar de vender pela internet há mais de 10 anos, a empresa sentiu um grande aumento da demanda durante a pandemia, em 2020.

Um dos principais problemas enfrentados foi a quebra de estoque. Com o crescimento de mais de 100% nos pedidos, a empresa passou a vender mais produtos do que tinha no seu estoque físico.

Naquele momento a solução ideal foi trocar de hub de integração. A empresa buscou uma plataforma que pudesse atender a expectativa de vendas garantindo uma operação suficientemente robusta e segura ao mesmo tempo.

A mudança foi a adaptação necessária para a virada de chave do negócio. A empresa familiar cresceu e agora, de fato, possui uma grande operação de vendas em marketplaces.

Atualmente as Lojas RPM atuam em pelo menos 14 canais de vendas online integrados ao ANYMARKET. Inclusive o Mercado Livre, por onde começou a operação da marca, quando as peças ainda eram estocadas na varanda de casa.

Quer conhecer mais sobre o ANYMARKET e potencializar suas vendas nos marketplaces? Clique na imagem abaixo e acesse nossa página.

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