Logo E-Commerce Brasil

Phishing: o quanto você sabe sobre este golpe cibernético?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Criminosos cibernéticos têm usado a pandemia do novo coronavírus para aplicar golpes como phishing e similares por meio de e-mail, redes sociais, mensagens de texto e até ligações telefônicas.

Na maior parte destes casos, o fraudador se disfarça por trás de uma entidade confiável (instituições financeiras, órgãos públicos, empresas de internet e de streaming, dentre muitos outros) e tenta convencer a vítima a clicar em links maliciosos e/ou ceder informações confidenciais.

Golpes deste tipo dispararam durante a pandemia, aproveitando-se principalmente do senso de urgência e da vulnerabilidade das pessoas — com mensagens do tipo “clique aqui para não perder seu auxílio emergencial” ou “receba um Bolsa Família extra”.

A Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, preparou um quiz interativo em que você pode testar seus conhecimentos sobre phishing e golpes similares. Para respondê-lo, basta clicar aqui!