Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Petz lança reconhecimento facial para cachorros ‘escolherem’ seus presentes

Quinta-feira, 02 de maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A Petz lançou um sistema de reconhecimento facial para cachorros que vai identificar, com base em cada pet, qual produto mais agrada ao animal.

Chamado de Pet-Commerce, o projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de inteligência artificial identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.

A partir de agora, quem acessar o site da Petz vê um banner, que remete ao Pet-Commerce. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet – computador, tablet, celular – capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto – representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos. Veja no vídeo abaixo como funciona.

Para que essa identificação fosse possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros.

“Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explicou Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.

Félix del Valle, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil, lembra que a agência já assinou alguns importantes projetos que usaram a tecnologia da inteligência artificial. “É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro”, afirmou Félix.

Desenvolvimento da ferramenta

Para construir a melhor experiência de navegação para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados.

Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferentemente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, para completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.

Cachorro tem de olhar em direção à tela para o sistema reconhecer sua face/Divulgação
Cachorro tem de olhar em direção à tela para o sistema reconhecer sua face/Divulgação

Ao clicar no site, o consumidor encontra todo o tutorial, que ensina o que deve ser feito para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras.

É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado. Como não se pode sentir o cheiro, além do olfato a audição é um sentido bastante importante para os cães.

“É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalhou Ogata.

A partir do momento que o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do dono do pet, que deve preencher todos os dados.

Reconhecimento facial da Petz identifica quais produtos agradam ao cachorro/Divulgação
Reconhecimento facial da Petz identifica quais produtos agradam ao cachorro/Divulgação

“Com o Pet-Commerce, ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes para a Petz”, destacou Zimerman. O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro pode vir a ser estendido para gatos, por exemplo.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.