Redação E-Commerce Brasil

Petz lança reconhecimento facial para cachorros ‘escolherem’ seus presentes

Quinta-feira, 02 de Maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A Petz lançou um sistema de reconhecimento facial para cachorros que vai identificar, com base em cada pet, qual produto mais agrada ao animal.

Chamado de Pet-Commerce, o projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de inteligência artificial identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.

A partir de agora, quem acessar o site da Petz vê um banner, que remete ao Pet-Commerce. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet – computador, tablet, celular – capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto – representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos. Veja no vídeo abaixo como funciona.

Para que essa identificação fosse possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros.

“Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explicou Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.

Félix del Valle, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil, lembra que a agência já assinou alguns importantes projetos que usaram a tecnologia da inteligência artificial. “É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro”, afirmou Félix.

Desenvolvimento da ferramenta

Para construir a melhor experiência de navegação para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados.

Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferentemente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, para completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.

Cachorro tem de olhar em direção à tela para o sistema reconhecer sua face/Divulgação
Cachorro tem de olhar em direção à tela para o sistema reconhecer sua face/Divulgação

Ao clicar no site, o consumidor encontra todo o tutorial, que ensina o que deve ser feito para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras.

É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado. Como não se pode sentir o cheiro, além do olfato a audição é um sentido bastante importante para os cães.

“É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalhou Ogata.

A partir do momento que o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do dono do pet, que deve preencher todos os dados.

Reconhecimento facial da Petz identifica quais produtos agradam ao cachorro/Divulgação
Reconhecimento facial da Petz identifica quais produtos agradam ao cachorro/Divulgação

“Com o Pet-Commerce, ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes para a Petz”, destacou Zimerman. O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro pode vir a ser estendido para gatos, por exemplo.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.