Logo E-Commerce Brasil

Três em cada quatro pessoas que usam Twitter encontram opiniões úteis na plataforma

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As redes sociais fazem parte das ferramentas utilizadas pelos consumidores para comprar online, e com o Twitter não seria diferente. Três em cada quatro pessoas que usam a plataforma encontram opiniões úteis sobre as marcas e e-commerces, além de 69% dizerem que o serviço é um bom lugar para entrar em contato com as marcas e lojas virtuais. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela rede social no Brasil.

A pesquisa aponta que 82% dos entrevistados consideram importante um SAC no Twitter

Segundo o levantamento, mais da metade das pessoas (54%) declaram, também, que veem anúncios relevantes para elas no Twitter. Além disso, 84% das pessoas que estão no Twitter acreditam que têm maior acesso a promoções e descontos por meio do serviço (5% a mais do que quem faz uso de outras plataformas). 42% dos entrevistados disseram que veem opiniões sinceras de outros clientes na plataforma.

“A diminuição da interação interpessoal por conta da necessidade de distanciamento faz com que as maneiras de se encontrar opiniões migre quase que completamente para o ambiente virtual. Dessa maneira, o Twitter, que é um lugar em que as pessoas estão abertas e receptivas a participar de conversas sobre seus interesses fora de seus círculos sociais, se torna um potencializador para as vendas”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter no Brasil.

“As marcas que entendem a importância deste cenário e se conectam com essa audiência de maneira genuína no momento certo são mais relevantes e valorizadas pelos consumidores”, completa o executivo.

Além de utilizar o Twitter para ajudar nas escolhas de seus produtos e conhecer melhor as marcas, as pessoas também encontram na plataforma um canal de comunicação com as empresas. A pesquisa ainda aponta que 82% dos entrevistados consideram importante um SAC na plataforma e 74% consideram confiável este tipo de comunicação no Twitter.

A pesquisa realizada pelo Twitter contou com dados da MindMiners, que incluem uma amostra de 250 pessoas que usam o serviço e 250 pessoas que não usam, todos do Brasil.

De acordo com o Twitter, os clientes gostam de comprar online por causa de:

  • Melhores descontos e promoções (78%)
  • Maior variedade de produtos (79%)
  • Possibilidade de avaliar melhor a opinião de outras pessoas (76%)

Na maioria dos casos, as pessoas se sentem seguras em fazer compras online dos seguintes produtos:

  • Outros produtos para casa (lençol, toalhas, edredom…) (94%)
  • Aparelhos eletrônicos (91%)
  • Itens de farmácia/drogaria (90%)
  • Eletrodomésticos (88%)
  • Vestuário (85%)
  • Itens de supermercado (84%)
  • Móveis (81%)
  • Imóvel (23%)
  • Veículos (20%)

Produtos que já compraram:

  • Vestuário (86%)
  • Aparelhos eletrônicos (85%)
  • Eletrodomésticos (69%)
  • Itens de farmácia/drogaria (66%)
  • Itens de supermercado (64%)
  • Outros produtos para casa (lençol, toalhas, edredom…) (52%)
  • Móveis (50%)
  • Veículos (6%)
  • Imóvel (5%)

Leia também: Mesmo com Dia das Mães, e-commerce cresceu apenas 0,10% maio, revela MCC-ENET