Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa Total Retail: 38% dos brasileiros compram online mensalmente

Quinta-feira, 17 de março de 2016

Realizada pela PwC em parceria com a Research 2 Insight, a pesquisa Total Retail traz um levantamento anual sobre os hábitos de compra no varejo virtual e físico, no Brasil e no mundo. De acordo com o levantamento, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses, número maior do que os que declaram comprar em lojas físicas com a mesma frequência mensal (30,9%). Apenas 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

O computador ainda é o meio preferido no Brasil e no mundo para realizar compras online: 34,4% dos brasileiros declaram usá-lo para adquirir produtos mensalmente, enquanto 15,8% fizeram uso de tablets e 15,3% disseram usar smartphones.

A pesquisa Total Retail 2016 também aponta o que pode melhorar a experiência de compra, na visão de consumidores, e como as redes sociais influenciam as compras online.

Quanto ao hábito de pesquisar produtos antes da compra, a Total Retail mostra que para adquirir itens como eletroeletrônicos, livros, cosméticos e artigos esportivos o consumidor prefere fazer pesquisas em lojas online, enquanto vestuário, supermercado, materiais de construção e decoração são áreas em que a maior parte das pesquisas é feita em lojas físicas.

Os modos de pagamento preferidos pelos consumidores também foram levantados pela pesquisa. O cartão de crédito aparece como o meio de pagamento mais usado no Brasil, sendo citado por 78,5% dos entrevistados. Em seguida, aparece dinheiro, usado por 59,2% dos brasileiros, e cartão de débito (53,7%). Nos demais países, o método mais usado é o pagamento em dinheiro (74,7%), seguido por cartão de crédito e cartão de débito (58,2% e 56,9%, respectivamente).

Segundo Ricardo Neves, sócio da PwC e líder da área de Varejo e Consumo, “para os brasileiros, o preço é o fator determinante na preferência por compras online: 53,8% dos entrevistados compraram em sites nos últimos 12 meses devido ao menor preço em relação às lojas físicas. Já para 41,6% dos consumidores a conveniência é o principal motivo para a realização de compras online”.

O preço também aparece como principal fator na escolha dos varejistas favoritos dos brasileiros. Para 58,7% dos consumidores, um bom preço é o que mais pesa na hora de decidir os varejistas de sua preferência, seguido pela confiança na marca do produto, citada por 44,6%.

Para a pesquisa de 2016, foram ouvidos mais de 22 mil consumidores e varejistas em 25 países, entre agosto e setembro de 2015. Por meio da análise do perfil de consumo em canais online e em lojas físicas, a pesquisa revela as preferências dos consumidores com recortes por classe social, faixa etária, gênero e região geográfica.

Fonte: Decision Report

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.