Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa revela que marketing digital deve ser social, móvel e personalizado este ano

Terça-feira, 20 de agosto de 2013

Nos últimos anos, o marketing digital evoluiu em um ritmo bastante acelerado e deixou de ser apenas uma ferramenta complementar de comunicação e passou a ser o foco de diversas ações.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo TNS Research International, 90% das empresas no Brasil já realizaram algum tipo de ação na Internet, o que o significa que a incorporação da internet à comunicação é um caminho solidificado.

O conceito de marketing digita continua se transformando, sendo considerado um conjunto de formas de se comunicar com o público alvo utilizando canais digitais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Adobe e Econsultancy, os principais objetivos do marketing digital para este ano são: criar conteúdo criativo e consistente em múltiplas plataformas, integrar informações online e offline, além de medir com mais precisão e otimizar adequadamente seu conteúdo. Ou seja, deve ser mensurável, personalizado e rentável.

Em 2013, a tendência da personalização de conteúdo é uma das mais marcantes e, para muitos, é uma maneira de estreitar o relacionamento com o consumidor. Hoje, o consumidor digital é exigente e espera uma comunicação direcionada às suas necessidades. Com esse objetivo, 21% das empresas de e-commerce afirmaram recorrer ao histórico de compras do usuário para segmentar os perfis de acesso. Dados comportamentais, como buscas e páginas visitadas nos sites, são utilizados por 20% das empresas, enquanto 6% utilizam informações sociais para direcionar produtos e comunicação, segundo números da pesquisa da Adobe e Econsultancy.

Outra característica do marketing digital é a de se movimentar de acordo com as evoluções tecnológicas. Assim como o marketing tradicional incorporou a Internet, que já contabiliza mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, ele assimilou a tendência da Internet móvel. Com a grande oferta de mobilidade, as marcas já estão pensando em como se adequar a esse novo formato, oferecendo uma melhor navegação e acesso aos consumidores.

No e-commerce, a mobilidade constitui uma grande oportunidade que ainda está em amadurecimento. Uma pesquisa feita pelo MercadoLivre este ano apontou que as transações de compra e venda da plataforma por meio de dispositivos mobile chegaram a 10%, com a possibilidade de comprar e pagar apenas usando o celular.

Para ajudar na conversão de cliques e exposição e visibilidade da marca, as redes sociais são grandes aliadas, pois é onde as pessoas compartilham e discutem sobre conteúdos. E esses conteúdos podem ser a porta de entrada para o seu site. Dessa forma, as tendências para o marketing 2013 se resumem em um novo conceito chamado SoLoMo (social, local, móvel).

Com informações de E-Commerce News

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