Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa revela que 33% dos varejistas operam em um canal mobile

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma nova pesquisa do Boston Retail Partners, os varejistas continuam a expandir suas atividades no ambiente móvel, com mais de 33% operando um canal mobile – ano passado, esse índice era de 12%.

Do total dos entrevistados, 7% já têm um sistema POS mobile implementado, enquanto 52% planejam fazê-lo em menos de dois anos, 19% pretendem fazê-lo em mais de dois anos e 22% não possuem planos de implementar esse tipo de atividade.

De acordo com Ken Morris, do Boston Retail Partners, o mobile está fazendo os varejistas mudarem sua forma de fazer negócios. Ele acrescenta que os varejistas podem atuar em três canais: lojas físicas, web e mobile, e este último está fazendo com que eles repensem os outros dois.

Em alguns casos, os varejistas estão suplementando seus pontos de venda já existentes com dispositivos móveis, e em outros estão substituindo completamente os terminais tradicionais de PDV por dispositivos móveis.
Além disso, o levantamento revelou que 8% dos participantes já deixam compradores usarem seus smartphones para checkout, 38% pretendem aderir à prática em dois anos, 4% em mais de dois e 50% não têm interesse em adotar a atividade.

Para os varejistas, há dois lados da equação mobile que precisam ser pensados: o uso de tecnologias móveis nos pontos de venda e como os consumidores estão usando o ambiente mobile para comprar e se engajar com suas marcas.

O estudo descobriu que 20% dos comerciantes já permitem que consumidores compartilhem suas experiências de compra com um amigo através de um dispositivo móvel e que isso funciona bem. 16% implementaram esse serviço, mas disseram que ele precisa de melhorias, enquanto que 40% planejam começar a implantá-lo em menos de dois anos.

Outras revelações foram que 8% dos entrevistados oferecem cupons móveis e ofertas especiais, 12% pretendem implementar esse serviço e 28% pretendem começar a usá-lo em menos de dois anos.

A pesquisa também apontou que 25% dos participantes se classificaram como early adopters de novas tecnologias para servir o consumidor.

Segundo Morris, os varejistas passaram a se interessar pelo ambiente móvel após a bem sucedida iniciativa da Apple Store no setor. Ele acrescentou que o Boston Retail Partners acredita que o PDV acabará sendo baseado na computação em nuvem.

Com informações de Mobile Commerce Daily