Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa revela as oportunidades do e-commerce para supermercados

Quarta-feira, 22 de junho de 2016

O consumo pela internet de bens não duráveis, como alimentos e produtos de limpeza, ainda é pequeno no Brasil, mas há espaço para que os supermercadistas virem esse jogo e conquistem novos consumidores no varejo virtual. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, ecossistema de pagamentos que atende a vendedores e compradores do Mercado Livre e outras milhares de lojas online.

Entre os 600 internautas entrevistados, os quais têm o hábito de comprar pela internet, 71,5% informam nunca terem comprado bens não duráveis pela web. Sobre os motivos, 55% deles afirmam que poucos supermercados oferecem o serviço ou que sua rede preferida não o disponibiliza. Já, 34,5% dizem desconhecer a oferta online desses produtos e 30% apontam o valor do frete como fator desestimulante. As respostas são de múltipla escolha e esses são os principais motivos apontados pelos entrevistados.

“Os resultados mostram que há espaço para os supermercados aumentarem a oferta de produtos pela internet. Além disso, o e-commerce é um segmento promissor no Brasil, com crescimento contínuo nos últimos anos, e a tecnologia de pagamentos necessária para os supermercados atuarem nesse canal já está disponível”, destaca Celina Ma, gerente de Marketing do Mercado Pago.

Quando questionados sobre o que os levaria a fazer a experiência da compra em um supermercado online, as indicações, de múltipla escolha, são: melhores preços (65,5%), frete grátis (59%,), a presença de mais redes de supermercados na internet (30%) e poder receber e ver o produto antes de pagar (25%).

Avaliando as respostas dos 28,5% dos entrevistados que afirmam já terem comprado em supermercados online é possível perceber que: a maior parte das vendas virtuais em supermercados (43%) possui um tíquete médio acima de R$ 200,00. Já, 26% somam entre R$ 101,00 e 200,00; 17% entre R$ 50 e R$ 100; e 14% menos de R$ 50. Quanto à frequência, 16% fazem compras de uma a três vezes por mês – o mesmo percentual de pessoas que afirmam comprar uma vez por mês; 13% adquirem algum produto uma vez por bimestre; 4,27% uma vez por semana; e 3,42% compram bens não duráveis pela internet mais de uma vez por semana.

A forma de pagamento mais utilizada pelos compradores online é o cartão de crédito (59,32%), seguido de boleto (51,69%). A maioria das compras (80,51%) é feita por meio de computadores e notebooks, enquanto os smartphones são responsáveis por 33,90% delas. Também no caso dessas questões, os respondentes podiam escolher mais de uma alternativa para resposta.

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.