Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa: o comportamento dos pagamentos recorrentes no Brasil em 2019

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa sobre o comportamento dos pagamentos recorrentes no Brasil em 2019 revela que mercado cresceu 38,3% em número de transações. Meio de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (82%), seguido do boleto bancário (17,7%) e débito em conta, cartão de débito e carteira digital (0,03%). O levantamento contempla dados de 10,4 milhões de usuários de cartão de crédito hospedados na plataforma da pesquisadora, que representam 20% do total de cartões utilizados no país.

Leia também: os benefícios da tokenização para o e-commerce

Em relação ao gasto médio dos brasileiros em datas comemorativas, em 2019, o maior número foi decorrente da comemoração do Dia dos Namorados (com ticket médio de R$173), seguido do Natal (média de R$140) e Dia dos Pais (média de R$133). A pesquisa aponta ainda que os segmentos que mais diminuíram a inadimplência foram: serviços (1º), educação (2º), clube de assinatura (3º) e fitness (4º).

Retentativas de pagamento e inadimplências

Em 2019, os clientes hospedados na plataforma da pesquisadora recuperaram 349.859 vendas, num total de R$ 53.834.886,15. As empresas conseguiram o retorno por meio de transações via retentativa simples — novas tentativas de cobrança — (59%), e-mail (27%) e painel administrativo (5%). Em relação ao valor recuperado, a maioria veio por e-mail (44,84%), seguido da retentativa simples (40,94%) e via painel administrativo (5,4%).

Transações por adquirente e bandeiras de cartões

Nas transações por adquirente — empresa que operacionaliza e efetua as transações financeiras em compras realizadas com cartão de crédito ou débito —, a Cielo (40,49%) foi a mais utilizada. Foi seguida pela Stone (23,56%), Global Payments (19,39%), Rede (9,84%) e Getnet (6,72%). Já as bandeiras de cartão mais utilizadas foram a Mastercard (58%), Visa (36,56%) e Elo (3,78%).

Acesse aqui o estudo completo.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.