Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra sistemas operacionais e navegadores mais utilizados por e-consumidores

Terça-feira, 08 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das vantagens do comércio online é a possibilidade de se extrair informações valiosas sobre o comportamento dos e-consumidores e adaptar a estratégia do negócio conforme a necessidade do mercado. Os aplicativos, sem dúvida, têm um papel fundamental para o e-commerce, já que os usuários dos apps, muitas vezes, são os mais fiéis clientes da marca, encorajados a retornar repetidamente à ferramenta. Porém, o uso dos navegadores, tanto para dispositivos móveis quanto para desktops, tem ainda importante função na busca por produtos e fornecedores.

No início deste mês, um estudo apresentado pelo agregador de produtos UmSóLugar, com o intuito de analisar os sistemas operacionais e navegadores mais utilizados na Europa, em comparação com o Brasil, apontou o Chrome como sendo o navegador número 1 para o primeiro passo na trajetória da compra online, em ambos os mercados.

Para se ter uma ideia, o poder da Google se reflete em 53,31% do mercado europeu, contra incríveis 81,97% em território nacional. Enquanto o Internet Explorer, uma vez líder mundial, assume definitivamente sua posição no terceiro lugar do pódio, com a ascensão surpreendente do Firefox, dominando 23,53% dos navegadores na Europa, e 12% no Brasil.

Microsoft Windows, soberano no universo desktop

No que diz respeito ao sistema operacional mais utilizado em desktops, o estudo aponta que tanto o mercado brasileiro quanto o europeu ainda são dominados pelo Microsoft Windows. Seu maior rival, o Mac OS, da Apple, pode até possuir a segunda maior fatia nos dois mercados, mas ainda não coloca em risco a soberania do Windows, com 96,42% de presença no Brasil e 85,8% na Europa. Conforme observado no gráfico a seguir, os sistemas Linux e Chrome OS possuem ainda menos representatividade, no que diz respeito à sua utilização para compras online.

Android: maior presença em território nacional e europeu, para tablets e smartphones

Quando o assunto muda para sistemas operacionais utilizados em dispositivos móveis, porém, fica aparente a desvantagem do Windows ante os predominantes Android e iOS. Para se ter uma ideia, 79,56% das compras online efetuadas em território nacional foram realizadas por meio do Android, bem como 57% das aquisições no mercado europeu. O iOS, por sua vez, tem maior presença fora do país, representando 42,23% da fatia na Europa, contra 19,24% no Brasil. Somados, Windows e Linux não demonstram 2% em cada mercado.

Sobre a pesquisa

Para este estudo, foram analisados dados internos das plataformas de comércio eletrônico UmSóLugar, ShopAlike e LadenZeile em 14 países: Áustria, Brasil, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Holanda, Polônia, Suécia e Eslováquia. As informações foram retiradas de um total de 79.733.529 sessões de usuários de canais orgânicos, entre maio de 2016 e maio de 2017. Todos os números são o reflexo de uma base de dados própria, no que diz respeito aos acessos realizados por e-consumidores europeus e brasileiros das três plataformas.

Fonte: Um Só Lugar

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.