Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra sistemas operacionais e navegadores mais utilizados por e-consumidores

Terça-feira, 08 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das vantagens do comércio online é a possibilidade de se extrair informações valiosas sobre o comportamento dos e-consumidores e adaptar a estratégia do negócio conforme a necessidade do mercado. Os aplicativos, sem dúvida, têm um papel fundamental para o e-commerce, já que os usuários dos apps, muitas vezes, são os mais fiéis clientes da marca, encorajados a retornar repetidamente à ferramenta. Porém, o uso dos navegadores, tanto para dispositivos móveis quanto para desktops, tem ainda importante função na busca por produtos e fornecedores.

No início deste mês, um estudo apresentado pelo agregador de produtos UmSóLugar, com o intuito de analisar os sistemas operacionais e navegadores mais utilizados na Europa, em comparação com o Brasil, apontou o Chrome como sendo o navegador número 1 para o primeiro passo na trajetória da compra online, em ambos os mercados.

Para se ter uma ideia, o poder da Google se reflete em 53,31% do mercado europeu, contra incríveis 81,97% em território nacional. Enquanto o Internet Explorer, uma vez líder mundial, assume definitivamente sua posição no terceiro lugar do pódio, com a ascensão surpreendente do Firefox, dominando 23,53% dos navegadores na Europa, e 12% no Brasil.

Microsoft Windows, soberano no universo desktop

No que diz respeito ao sistema operacional mais utilizado em desktops, o estudo aponta que tanto o mercado brasileiro quanto o europeu ainda são dominados pelo Microsoft Windows. Seu maior rival, o Mac OS, da Apple, pode até possuir a segunda maior fatia nos dois mercados, mas ainda não coloca em risco a soberania do Windows, com 96,42% de presença no Brasil e 85,8% na Europa. Conforme observado no gráfico a seguir, os sistemas Linux e Chrome OS possuem ainda menos representatividade, no que diz respeito à sua utilização para compras online.

Android: maior presença em território nacional e europeu, para tablets e smartphones

Quando o assunto muda para sistemas operacionais utilizados em dispositivos móveis, porém, fica aparente a desvantagem do Windows ante os predominantes Android e iOS. Para se ter uma ideia, 79,56% das compras online efetuadas em território nacional foram realizadas por meio do Android, bem como 57% das aquisições no mercado europeu. O iOS, por sua vez, tem maior presença fora do país, representando 42,23% da fatia na Europa, contra 19,24% no Brasil. Somados, Windows e Linux não demonstram 2% em cada mercado.

Sobre a pesquisa

Para este estudo, foram analisados dados internos das plataformas de comércio eletrônico UmSóLugar, ShopAlike e LadenZeile em 14 países: Áustria, Brasil, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Holanda, Polônia, Suécia e Eslováquia. As informações foram retiradas de um total de 79.733.529 sessões de usuários de canais orgânicos, entre maio de 2016 e maio de 2017. Todos os números são o reflexo de uma base de dados própria, no que diz respeito aos acessos realizados por e-consumidores europeus e brasileiros das três plataformas.

Fonte: Um Só Lugar

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.