Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra preparo e gestão financeira dos lojistas brasileiros

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Gestão financeira foi o tema da pesquisa realizada pela Magazine Luiza em parceria com o E-Commerce Brasil. 68,5% dos respondentes já realizaram algum curso de gestão financeira.

Contas jurídicas

56% dos respondentes afirmaram que possuem mais de duas contas jurídicas em alguma instituição financeira. Além disso, 33% possuem pelo menos uma e 9% mais de 4.

Maquininha

Em contrapartida, 38% responderam que não usam algum tipo de maquininha para o recebimento de vendas realizadas com cartão.

2% usam mais de 4. Na faixa dos 30% duas respostas: os que usam uma e os que usam mais de duas.

Bancos digitais e serviços de pagamento

Pelo menos metade dos respondentes afirmaram que a empresa possui uma conta em algum banco digital.

Além disso, a maioria dos lojistas que usam algum banco digital afirmaram que o principal uso que fazem delas é o de transferências (DOC, TED e PIX), com 90% das respostas.

Podendo responder mais uma alternativa, 87% afirmaram que também as usam para o pagamento de contas e tributos.

44% usam para depósitos, 40% para folha de pagamento e 24% para saques.

Outro dado relevante relacionado às transferências bancárias e pagamentos é que 50% dos lojistas afirmaram que a modalidade usada com maior frequência é o PIX. Para 28% são os boletos e 20% TED.

Somente 2% dos respondentes usam o DOC.

Capital de giro

61% dos respondentes afirmaram que não usam serviços financeiros para capital de giro.

Por outro lado, 22% usam a antecipação de recebíveis e 11% usam empréstimos. Além disso, 5,6% usam ambos.

79% dos respondentes afirmaram ainda que o que mais valorizam ao pedir um empréstimo são as taxas de juros baixas.

Parcelamentos

Ao parcelar a compra de um cliente, 48% dos respondentes afirmaram que preferem receber de forma antecipada, enquanto 52% preferem receber no fluxo do pagamento.

Leia também: Mastercard: número de PMEs que migraram para o digital cresceu 208% na pandemia.