Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra percepções de lojistas e consumidores sobre o Pix

Terça-feira, 09 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa da Yapay em parceria com o E-Commerce Brasil mostra as percepções de comportamento do consumidor em pagamentos via Pix.

A pesquisa mostra que o método de pagamento preferido dos consumidores ainda é o cartão de crédito (de forma parcelada), com 45% das respostas, mas o Pix ganha espaço e já é assinalado por 22% dos respondentes.

Podendo assinalar mais de uma alternativa, 65% dos lojistas acreditam que a modalidade de pagamento está substituindo os boletos bancários e 50% acreditam que ele esteja substituindo as transferências bancárias.

Incentivos

29% dos lojistas informaram que implementaram o desconto para o pagamento via Pix como forma de incentivar os consumidores a usarem esse método. 9% também assinalaram descontos exclusivos para o Pix.

40% dos lojistas ainda não implementaram nenhum tipo de incentivo, mas planejam realizar no futuro.

Além disso, 79% dos lojistas acreditam que o que realmente influencia o consumidor ao escolher um pagamento por Pix é a velocidade da aprovação da compra.

Benefícios para o e-commerce

Com relação ao lado positivo para o lojista, 40% dos respondentes afirmaram que a adoção do Pix resultou em aumento da conversão.

Podendo assinalar mais de uma alternativa, 31% afirmaram que o Pix possibilitou maior capital de giro e 20% aumento das vendas.

Por fim, 18% responderam aumento na margem de lucro e 11% fidelização do cliente.

Quando questionados sobre os principais fatores que os fizeram adotar o Pix, 47% assinalaram os custos e taxas de implementação.

Além disso, 31% responderam credibilidade e segurança do meio de pagamento. Também na faixa dos 31% estão os que responderam facilidade do meio de pagamento. Por fim, 25% disseram que implementaram o Pix pela facilidade e 20%.

Por enquanto, a principal dificuldade dos lojistas com o método de pagamento são as falhas no sistema (27% das respostas).

Leia também: Facebook planeja abrir lojas físicas para os clientes experimentarem o metaverso.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER