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Pesquisa Intelipost: a importância da logística inteligente no setor de Casa e Decoração

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

De acordo com levantamento da Intelipost, plataforma de gestão de fretes no Brasil, o setor de Casa e decoração tem apresentado um crescimento regular nos últimos anos. Consequentemente, faz com que este mercado seja um dos mais promissores do comércio eletrônico.

Dado o contexto de isolamento social, as pessoas passaram a trabalhar e ficar mais tempo em casa. Isso levou à necessidade de investir em conforto, lazer e em um ambiente acolhedor — por consequência, à intensificação de “reforminhas” e até à reconstrução dos lares.

Escritório para uns, ateliê para outros, academia, faculdade, tudo em um só lugar. Somente em 2020, o setor chegou a apresentar crescimento de cerca de 23% em comparação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em relação à oferta de frete, dados da Intelipost apontaram um aumento de mais de 40% na oferta de frete grátis, o que reforça a ideia do frete como diferencial competitivo.

A operação logística dos setores de casa & Decoração varia bastante. Na logística de móveis, há o desafio das entregas de grandes volumes, que possuem custos elevados de transporte e maior tempo de entrega. Nesse sentido, oferecer a possibilidade de entrega agendada pode ser uma boa solução, ainda mais quando o local de recebimento tem alguma restrição de horário para entregas de grandes volumes.

A pesquisa realizada pela Intelipost mostrou ainda que para 30% dos consumidores online, qualquer horário é um bom horário para receber as encomendas, o que sugere a possibilidade de aderência para operações mais flexíveis, como estratégias de entregas noturnas, por exemplo.

Outra questão importante para o setor é a integração dos canais de distribuição e comunicação omnichannel (estratégia de conteúdo entre canais que melhoram a experiência do usuário) como diferencial na disputa pela melhor experiência de compra. Informações sobre o status do pedido e prazo de entrega em tempo real são os principais fatores durante o processo de uma entrega para 54,6% e 39,4% das pessoas que responderam à pesquisa da Intelipost, respectivamente.

A empresa disponibiliza um material exclusivo para otimizar a gestão e a experiência de compra no setor de Casa e Decoração.

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