Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa inédita sobre precificação será divulgada no Congresso Marketing & Vendas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Estudo indica que apenas 10% dos varejistas têm um departamento exclusivo para precificar o mix de produtos do seu e-commerce

“Como você lida com seu preço?”. A Precifica, empresa brasileira especializada em precificação inteligente, fez essa pergunta para mais de 200 lojistas virtuais e descobriu que 69% dos varejistas online não possuem um departamento exclusivo para gerir o seu mix de produtos e 60% dizem que essa é uma tarefa compartilhada com outras áreas.

E diante de um varejo online que trabalha energicamente para se manter competitivo em meio a tanta concorrência, os dissabores de operações insustentáveis pelas inúmeras dificuldades da gestão podem ser compreendidos através de dados como esse, identificados pela pesquisa.

Outro ponto importante é que, apesar de 72% dos varejistas entrevistados considerarem um software de pricing intelligence relevante ou muito relevante para o seu negócio, apenas 12% utilizam tecnologias do gênero. Pode-se compreender que apesar dessa tendência ser ainda incipiente, já é considerada importante pelo lojista virtual.

O que pode parcialmente explicar a baixa adesão por esse tipo e tecnologia é a falta de mão de obra qualificada no mercado. Segundo estudo Retail eCommerce In Brazil realizado pela Forrester Research, este é um dos maiores desafios dos varejistas online do país.

Além disso, aproximadamente 50% dos entrevistados ajusta seus preços apenas uma vez por mês, o que naturalmente compromete o aproveitamento de oportunidades de aumento de margem e lucro. Vale ressaltar que seis em cada dez e-commerces baseiam seus preços apenas de acordo com os custos operacionais de cada produto.

“O estudo mostra que ainda estamos passando por um processo de amadurecimento quanto à competitividade dos varejistas, agilidade na precificação dos produtos, gestão de preços e mix de produtos associados à geração de resultados financeiros positivos”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

O levantamento “Como você lida com seu preço?” é uma realização da Precifica, em parceria com o E-commerce Brasil e Brazil Panels, e será apresentado durante os intervalos das palestras do Congresso Marketing & Vendas que acontece no dia 13 de março no Hotel Unique, em São Paulo. Para acessar a pesquisa completa, acesse: http://www.precifica.com.br/pesquisa2015