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Fretes ruins e avaliações negativas podem fazer clientes desistirem das compras de Dia das Mães

O Dia das Mães está logo aí e é uma grande oportunidade para utilizar seus leads – aqueles que você conquistou com o dia do consumidor por exemplo – afinal, 76% dos consumidores estão decididos a comprar na data, como aponta a pesquisa de intenção de compra feita pela All iN | Social Miner e Opinion Box neste ano.

E  já que omnicanalidade é um assunto que não sai de moda – e nem deve – a pesquisa também mostrou que 49% das pessoas irá buscar produtos tanto nas lojas físicas quanto online – e isso inclui sites, aplicativos, buscadores de preços e cupons e redes sociais (alô Social Commerce!).

Falando nisso…

Se você não está familiarizado com o termo, Social Commerce é o comércio pelas redes sociais e não é de hoje que os consumidores têm dado esse poder para o Instagram, por exemplo, que foi a mídia social mais citada no estudo, sendo responsável por 20% das escolhas na hora de procurar por ofertas. E sabe quem é mais adepto a usá-la para este fim? O público feminino e também a geração que está entre 16 e 29 anos.

Esse movimento evidencia a importância dos varejistas investirem em estratégias omnichannel, criando uma comunicação fluida entre seus canais de contato com o consumidor, afinal, a pessoa que busca por lojas de chocolates ou flores no Facebook é a mesma que vai à loja física para fechar a compra, e vice-versa.

E já que estamos falando sobre pesquisa, vale alertar que 38% já começou a pesquisar desde o começo de abril e apenas 2% dos consumidores deixarão para cima da hora, no dia do evento, portanto é bom a estratégia estar bem definida, pois os clientes estão mapeando as ofertas há bastante tempo.

E o que é essencial para a compra?

Essa foi uma das perguntas feitas na pesquisa e como todos esperávamos, bons preços e promoções levaram a maioria dos votos, mas não para por aí viu? Garantia de qualidade dos produtos, vantagens no frete e cupons e cashback estão no topo dos mais requisitados.

E é importante lembrarmos que uma coisa leva a outra. Se você está com problemas na logística ou não consegue diminuir o frete, que tal pensar em um cupom ou cashback para garantir a preferência do cliente e até a fidelização? Ou mesmo a opção de buscar na loja física com um atendimento rápido e diferenciado durante o período.

E aproveite o conselho acima, hein? Pois 59% dos clientes deixariam de fazer a compra por fretes ruins e 53% por encontrar avaliações negativas no site ou nas redes sociais da marca. Está vendo como tudo está conectado para trazer a melhor experiência ao consumidor?

Portanto invista nas redes sociais, deixe que os clientes percebam as interações com outros consumidores, faça questão de estar presente e conectado com seu consumidor antes, durante e depois da compra e esqueça os tempos em que e-mails de ofertas eram as únicas opções. Agora é tempo de focar na jornada de consumo, do começo ao fim.

Tem pra todo mundo?

E quem você inclui no Dia das Mães? O nome parece óbvio, mas 15% das pessoas utilizam a data para presentear a si mesmas, 18% a sogra e 22% a esposa. E vale sair da caixinha na hora de pensar que tipo de produto as pessoas irão comprar. Mesmo que a maioria pretenda comprar Moda e acessórios ou itens de beleza, há uma boa porcentagem em itens de decoração e alimentos e bebidas. Fica a dica!

E o método de pagamento, todo mundo usa o mesmo? Que nada, o cartão de crédito a prazo é vencedor nas escolhas, mas o Pix vem crescendo na preferência dos brasileiros e 25% pretendem utilizá-lo para a compra, sendo vantagem a ele e ao lojista, tudo depende da estratégia. E para ajudar a montar a sua da melhor maneira, têm muito mais conteúdo na Pesquisa de Dia das Mães da All iN e Opinion Box, é só clicar e conferir.

Leia também: Dia das Mães: 76% dos consumidores têm intenção de ir às compras, revela pesquisa