Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa aponta que 91% do público sênior realiza compras pela internet

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O público sênior compõe uma das faixas da pirâmide etária que mais cresce no Brasil. Atualmente são 25 milhões de pessoas e devem chegar a 37 milhões até 2026. Em estudo conduzido pela Officina Sophia Retail, em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP), constatou-se também um grande número de consumidores com mais de 60 anos com hábitos de compra e uso digitais.

De acordo com a pesquisa, 91% dos entrevistados afirmaram já realizarem compras pela internet, com 74% pretendendo realizar compras pelo e-commerce nos próximos meses, e 7 em cada 10 consumidores dessa faixa etária fazendo o uso da web para pesquisar preços de produtos.

Setores favoritos
Para o público masculino, os segmentos de compra mais buscados na internet são o de Eletroeletrônicos / Eletrodomésticos, Viagens, e Artigos Esportivos. E para as mulheres, Roupas / Sapatos / Bolsas, Livros/DVDs /CDs, e Farmácia / Medicamentos.

Mulheres mais ativas
Mais atuantes nas redes sociais do que os homens, as mulheres também pesquisam mais produtos nos sites das lojas (72%), do que o público masculino (69%), sendo também as que mais fazem uso de aparelhos móveis para acessar a internet.

Metodologia
A Officina Sophia Retail elaborou o estudo em abril, com 300 entrevistas online, em parceria com o painel eCGlobal, abrangendo homens e mulheres, acima dos 60 anos, pertencentes às classes A, B e C (Critério Brasil).