Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa aponta que 66% dos usuários do Twitter compraram por influência de uma empresa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma pesquisa da Compete, 66,1% dos usuários do Twitter afirmaram que mensagens de varejistas na rede social os influenciam na decisão sobre a compra de um produto ou na escolha de algum vendedor. Além disso, 28,6% dos usuários do microblog consideram importante a influência de mensagens dos varejistas, 25% as consideram muito influentes e 12,5% de extrema influência.

O levantamento também apontou que 31% dos consumidores online seguem cinco ou mais lojas e/ou produtos no Twitter. Entre eles, 12% seguem de 6-10, 9% cinco, 5% de 11-30 e 6% mais de 30.

Entretanto, a influência das mensagens dos varejistas no Twitter segue baixa entre os consumidores online no geral: 10% dos entrevistados afirmaram ter seguido ao menos um varejista durante o período da pesquisa, uma queda de 10% com relação aos 11% que fizeram essa afirmação na pesquisa anterior.

Dos usuários do Twitter que seguem usuários de varejistas,  58,7% o fazem para se manter atualizados sobre as vendas e promoções. Esse é o motivo mais popular para o acompanhamento de um varejista no Twitter. Aprender mais sobre um varejista específico ficou em segundo lugar, com 32,9%.

A pesquisa também analisou como os consumidores online utilizam as páginas de varejistas/produtos no Facebook, com resultados  semelhantes. Segundo o estudo, 55,8% dos usuários do Facebook consideram tais páginas influentes (32,9%), muito influentes (16,7%) ou extremamente influente (6,2%) na hora de se decidir uma compra.

Além disso, os resultados da pesquisa mostraram que 56,2% dos usuários do Facebook afirmam visitar a página de uma empresa na rede social para se manterem atualizado sobre as vendas e promoções, quase o dobro do percentual da segunda resposta mais verificada, que foi aprender sobre um varejista especifico, com 29%.

A pesquisa se baseou em consumidores dos EUA e foi realizada entre abril e maio de 2011.