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Performance e e-commerce: o que uma coisa tem a ver com outra?

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os celulares estão cada vez mais potentes e rápidos, assim como a internet. Diante deste cenário, qualquer serviço com menos velocidade ou que não entregue excelência perde clientes. É por isso que a performance é tão importante para quem trabalha nos meios digitais, como explicou Martin Spier, arquiteto de performance da Netflix, no Fórum E-Commerce Brasil – Global Edition, nesta quarta-feira (29).

Samuel Gonzales, Martin Spier (centro) e Vivianne Vilela no Fórum E-Commerce Brasil 2020

Spier explica que performance toca em aspectos diferentes dos produtos ou serviços, e tem influência direta com a escalabilidade de crescimentos dos usuários. “É eficiente usar recursos de maneiras diferentes, mas o foco é performance percebida pelo usuário. Conceitos básicos de estatística ajudam a responder perguntas importante”.

A página não pode demorar demais para carregar e os recursos não podem ser lentos, por exemplos, pois isso gera frustração no usuários, causando uma experiência ruim. A experiência é diretamente ligada à aquisição porque se o usuário teve experiência insatisfatória, ele dificilmente vai voltar ou recomendar o serviço ou produtos”, continua Spier.

Usuários diferentes = performances diferentes

O executivo aponta outro fator importante na hora de melhorar performance: a diferença entre usuários. “Não é só a diferença de perfis, mas de localidade, se utiliza mais o celular ou desktop, se acessa mais pelo wi-fi etc. Um usuário que utiliza o 3G já espera uma velocidade menor do que o acessa uma rede banda larga. São performances totalmente diferentes”, exemplifica.

Porém, antes de querer melhorar a performance da página, é necessário conhecer a fundo todos os problemas. Parte dessa tarefa exige conhecer as métricas corretas, monitorando as atividades dos usuários, segundo o executivo. “No Google Analytics, por exemplo, é possível adicionar recursos que fornecem dados gratuitamente”, exemplifica. Quando os dados reais não estão disponíveis, é possível simular algumas situações.

O Fórum E-Commerce Brasil 2020 — Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil