Logo E-Commerce Brasil

Percentual de brasileiros com smartphone chega a 18%

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O percentual de brasileiros que possuem smartphones dobrou de 2011 para 2012 e chegou a 18%, aponta estudo realizado pelo CONECTA/Ibope em parceria com Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).

Apesar do crescimento, a média do país ainda fica atrás da mundial, que é de 48%.

Outros aparelhos também são menos disseminados no Brasil que no resto do mundo. Tablets aparecem com uma penetração de 5% entre brasileiros –contra uma média mundial de 24%– e e-readers com 1% –contra média mundial de 12%.

Laure Castelnau, diretora-executiva do IBOPE Inteligência, diz que a média mundial é puxada para cima pelo países asiáticos e aponta que os números brasileiros são tão defasados por um certo atraso tecnológico.

“É uma questão de oferta [de aparelhos], não de demanda [dos usuários]. De quando a tecnologia chegou aqui em comparação a quando chegou nos outros países. Mas nós estamos caminhando rápido”.

Mas se o Brasil perde na disseminação de gadgets, ganha no tempo de uso dos aparelhos. A média diária de uso de celular por aqui é 59 minutos –contra 42 minutos no mundo–, enquanto a de smartphone é de 84 minutos –contra 74 minutos no mundo–, a de tablet é 79 minutos –contra 74 minutos no mundo– e a de e-reader 63 minutos –contra 54 minutos no mundo.

Segundo Castelnau, os números corroboram outras pesquisas que retratam que mostram um uso intenso da internet e dos aparelhos eletrônicos pelos brasileiros. “Tem a questão das redes sociais e dos aplicativos, que o brasileiro usa mais que a média dos outros países, mas ele não é só ‘heavy user’ da internet pelo celular, é também pelo computador.”

Por: Folha de SP