Logo E-Commerce Brasil

69% dos pequenos negócios vendem online na pandemia, revela SEBRAE

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, elaborado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que atualmente 69% dos pequenos negócios vendem de forma online — redes sociais, aplicativos ou internet — no Brasil. Apenas 31% destes negócios operam apenas o varejo físico.

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dia 25 de fevereiro e 1º de março de 2021, com 6.228 respondentes de todos 26 estados e Distrito Federal, composta por 57% de MEI (microempreendedor individual), 38% ME (microempresa), 5% EPP (empresa de pequeno porte). O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais, com intervalo de confiança de 95%.

Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.

O estudo revela que 54% dos pequenos negócios perderam em média 54% do faturamento desde o início da pandemia. A pandemia de Covid-19 afetou significativamente as pequenas empresas. 79% delas tiveram diminuição no faturamento, 10% permaneceu na mesma, 8% teve aumento no lucro e 4% não responderam ou não souberam responder.

Dificuldades dos pequenos negócios

Com um ano de pandemia, as empresas já têm os resultados comparativos com as vendas do Carnaval do ano passado. 73% tiveram vendas piores que em 2020, 19% relataram índice de vendas parecido com o do ano anterior e 7% venderam mais neste Carnaval.

Ainda segundo o levantamento, 64% destas empresas estão funcionando com mudanças por conta da crise, 16% estão funcionando da mesma forma que antes, 16% tiveram as atividades interrompidas temporariamente e 5% fecharam as portas de vez.

Outro ponto da pesquisa mostra que 57% dos pequenos negócios ainda têm dificuldades em manter a empresa, 24% acreditam que os desafios e mudanças impostas pela crise foram valiosas aos negócios, 10% estão animados com as novas oportunidades e 9% acreditam que o pior da crise já passou.

Leia também: 5 dicas para quem quer empreender em 2021

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil