Logo E-Commerce Brasil

Pequenos negócios geram empregos pelo segundo mês seguido

As micro e pequenas empresas voltaram a ter saldo positivo de empregos. Pelo segundo mês consecutivo, elas contrataram mais do que demitiram. Em setembro, o número de novas vagas de trabalho foi de 1.989. Enquanto isso, as médias e grandes companhias encerraram quase 41 mil vagas no mesmo período.

Em agosto e setembro foram criados 6,6 mil novos postos de trabalho pelos pequenos negócios. Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o resultado é mais uma prova de que a recuperação do mercado de trabalho passa pelo segmento.

“Há uma perspectiva de evolução na geração de empregos e essa melhoria começa pelas micro e pequenas empresas”, afirmou. Ele defendeu a sanção do projeto Crescer sem Medo, encabeçado pelo Sebrae, como forma de melhorar o cenário para as PMEs. “[O projeto] Vai permitir que parte do orçamento destinado para pagar débitos seja usado na ampliação das vagas de emprego e na implementação de inovações”, disse.

A geração de empregos pelos pequenos negócios foi puxada pelas empresas do setor de Serviços (novas 11.827 vagas), seguida pelas empresas do Comércio (novas oito mil).

No acumulado do ano, a geração de empregos nas micro e pequenas empresas continua a apresentar um saldo negativo com a extinção líquida de 40.195 postos de trabalho de janeiro a setembro. No entanto, as médias e grandes empresas encerraram 661 mil vagas, número 16 vezes superior ao dos pequenos negócios.

Fonte: Agência Sebrae