Logo E-Commerce Brasil

Para evitar atraso, compras de Natal na web devem ser feitas até 2ª

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor
Atrasos na entrega devem continuar a ser uma das principais queixas dos consumidores online no período do Natal, disse o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas. No ano passado, esse tipo de reclamação correspondeu à maioria (38%) das 98 mil registradas no site entre 1º de novembro e 25 de dezembro. Para não perder a troca de presentes, Vargas alerta: quem não comprar até segunda-feira (16) tem grandes chances de não receber o produto a tempo. "O Brasil é um país de dimensões continentais e tem uma questão tributária complicada no deslocamento entre os Estados", explica. A distribuição secundária, que é feita dentro das cidades, é outro problema. "São empresas terceirizadas que fazem a entrega para os bairros e não há controle de qualidade." Vargas acrescenta que quem antecipou as compras na Black Friday --dia de promoções que aconteceu em 29 de novembro-- deve ficar ainda mais atento. Isso porque o volume de vendas foi tão grande que as empresas ampliaram os prazos, mas podem não cumpri-los. A assessora técnica do Procon-SP Flávia Lemos recomenda que os consumidores programem a entrega para, no máximo, uma semana antes do Natal. No entanto, nem sempre o planejamento dá certo. A auxiliar de vendas Ivânia Carvalho, 27, comprou no ano passado, em uma loja online, um videogame para presentear o sobrinho. Por: Folha de S. Paulo