Logo E-Commerce Brasil

"Pandemia gera boa possibilidade de melhorar a experiência figital", defende Felipe Mendes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Fórum E-Commerce Brasil 2020 trouxe grandes nomes do varejo online em um evento único e global. Nesta quarta-feira (29), no segundo dia do evento, participaram do painel E-Commerce na Quarentena o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, e o General Manager Latam da GFK, Felipe Mendes. através de dados da GFK, os especialistas mostraram como a pandemia gerada pela Covid-19 gerou um boom no comércio eletrônico mundial e o mesmo aconteceu no Brasil.

Alberto Serrentino iniciou o painel lembrando que nenhuma crise é homogênea e a gerada pelo novo coronavírus não foi diferente. “Como é um tipo de crise sem precedentes, o exemplo que temos são países que estão em situações avançadas de combate à pandemia. Temos que olhar o que acontece fora do Brasil para termos uma noção do que pode acontecer no Brasil, mas não tomar isso como exemplo absoluto”.

Felipe Mendes - 2

No início de sua palestra, Felipe Mendes apontou os quatro principais pontos que os varejistas precisam estar atentos sobre os movimentos durante o período de quarentena: a pandemia exacerbou a vantagem logística do e-commerce; o varejo físico reagiu rapidamente ao desafio logístico; o consumidor transferiu expectativa entre canais; e temos oportunidades para melhorar a experiência figital.

“2/3 de cada produto vendido em março na América Latina foi no online. O Brasil chegou a ter pico de 150% no online e teve uma ligeira queda nas últimas semanas, com as lojas físicas começando a abrir. Porém, no ponto de vista do e-commerce, a gente vê que o número do online não cai. Ele se mantém em 47%. As pessoas aderiram ao online e mostram ter gostado”, explicou Mendes.

Leia também: Fazer marketplace no Brasil é diferente de fazer marketplace na China

A hora do figital

Felipe Mendes

Felipe Mendes trouxe dados precisos de como a mistura das lojas físicas com as online foi importante para os consumidores brasileiros. Segundo dados da GFK, o crescimento das lojas online que possuem lojas físicas é três vezes maior no Brasil.

“O brasileiro ainda tem muito receio com relação a entregas e problemas de pós-compra. Ao saber que ele terá a possibilidade de ir em uma loja física retirar ou reclamar de um produto, mesmo que seja só depois da pandemia, ele se sente mais seguro. É a hora do figital”.

Mendes lembrou ainda que a forma humanizada, típica dos vendedores brasileiros, também auxiliem no figital. “A pessoa vai na loja física e continua a compra via whatsApp. Cria uma forma humanizada e que rende valores para todo mundo”, explicou.

Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020.

Por Gustavo Freitas, da Redação E-Commerce Brasil