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Como a pandemia obrigou e-commerces a se preocuparem com a segurança

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A pandemia da Covid-19 gerou um grande aumento no número de transações de e-commerce no Brasil. Segundo levantamento da Emailage, as vendas aumentaram em 52% de março a julho, alavancadas pelas lojas físicas fechadas e novos clientes chegando no online. Este crescimento, porém, chamou a atenção de fraudadores, que visam golpes nesses novos consumidores. Para falar sobre segurança, o evento The Future of E-Commerce – Payments, do E-Commerce Brasil, recebeu o Chief Produt Officer da Emailage, Amador Testa.

Amador Testa - Emailage

Conhecedor do assunto, Testa iniciou sua palestra apontando novas táticas dos fraudadores depois da pandemia. Segundo o especialista, até mesmo a cópia da biometria de voz e a cópia do SMS para autenticar o indivíduo já são utilizadas por esses criminosos. A solução, segundo ele, é sempre estar atualizado com as tecnologias. “O fraudador está fazendo uso de tecnologias de ponta, então nós temos que investir em tecnologia nova para combater isso.O coronavírus está mudando a forma como as pessoas transacionam. Hoje a gente tem uma identidade digital do cliente para verificar se é uma pessoa que se deve confiar”.

Amador Testa também trouxe à tona uma novidade muito aplicada depois da pandemia: o pagamento online para consumo depois. Hoje é possível pagar pela internet e depois ir até um local receber o produto. “É importante lembrar que agora responsabilidade da fraude é do estabelecimento. Então tem casos do fraudador comprar na internet e ir buscar o produto na loja e só depois se descobrir que o pagamento não foi corretamente efetuado ou pior: foi comprado com um cartão clonado”.

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O CPO da Emailage deu uma dica para ajudar na identificação de um fraudador: avaliação do email. Segundo dados da empresa, a maioria dos compradores online possuem uma conta de email de pelo menos três anos. Quando a compra é feita utilizando um email novo, vale pedir uma reautenticação do cliente, seja pelo próprio endereço eletrônico ou via SMS.

O evento The Future of E-Commerce – Edição Payments é promovido pelo E-Commerce Brasil e recebeu especialistas da área de pagamentos durante toda esta terça-feira (25). As palestras serão disponibilizadas no canal do Youtube do portal nos próximos dias.

Por Gustavo Freitas, da redação do E-Commerce Brasil.