Logo E-Commerce Brasil

Pandemia acelera a transformação da logística no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A chegada do Covid-19 ao Brasil abalou o mercado de varejo como um todo. Alguns empreendedores, porém, conseguem enxergar uma oportunidade em meio à crise. O debate foi tema do The Future Of E-Commerce – Logística, evento do E-Commerce Brasil que acontece nesta quarta-feira (29). CEO da Intelipost, Stefan Rehm palestrou sobre como a pandemia está transformando a logística e deu dicas importantes.

Na abertura de seu discurso, Rehm agradeceu os trabalhadores que, mesmo durante a pandemia, seguem nos Centros de Distribuição ou nas ruas efetuando as entregas e lembrou que, sem essas pessoas, a sociedade sofreria um impacto ainda maior.

Leia também: Terceiro episódio do E-CommerceCast discute os desafios da transformação digital

“Estamos de certa forma privilegiados, porque não estamos nas ruas trabalhando, expostos. Tem profissionais nos CDs, na entrega, fazendo esse serviço importante para a sociedade”.

https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-logstica-como-a-pandemia-est-transformando-a-logstica

Os efeitos da pandemia no E-Commerce

Ao começar a sua palestra, o CEO da Intelipost contextualizou, através de uma análise feita pela empresa, de como a pandemia afetou o varejo no Brasil. Rehm mostrou que, a partir do dia 15 de março, as vendas online aumentaram, mas em um primeiro momento, o sentimento era de caos.

“Aos poucos as pessoas foram se adaptando e veio o momento da nova rotina. Hoje já vivemos o momento de planos, de pensar em como será o futuro não só da logística, mas do e-commerce como um todo”.

E quais são essas planos? Preocupação com a saúde dos colaboradores, mini black friday, problemas de capacidade, retirada e entrega sem contato, Ship-from-Store, mais tecnologia. Alguns desses pontos vieram para ficar e vão transformar a logística.

Stefan Rehm acredita que muitas pessoas que começaram a comprar online e gostaram, vão continuar a comprar online e os pilares do e-commerce precisam estar preparados para isso.

“A entrega sem contato, por exemplo, veio para ficar. A preocupação com os CDs nunca mais será igual. Aceleramos as transformações e isso foi bom, uma oportunidade que abraçamos”, finalizou.

O The Future Of E-Commerce – Logística debate o que se espera da logística nos próximos anos. O evento, promovido pelo E-Commerce Brasil, acontece nesta quarta-feira (29), ao vivo no canal do ECBR no Youtube. Conheça mais do evento, das palestras e palestrantes no site do evento.