Logo E-Commerce Brasil

Pagamentos "All-in-one" ajudam pequenas e médias empresas; entenda

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

As pequenas e médias empresas (PMEs), bem como executivos de contas a pagar e receber são os principais responsáveis pelo gerenciamento de pagamentos e faturas. Estes grupos, portanto, compreendem os benefícios de um pagamento simplificado e desburocratizado, apesar de não ser tão simples assim.

Embora a maioria das PMEs e executivos de pagamentos concordem que uma solução de pagamento tudo-em-um que permita transações B2B (business-to-business) simplificadas seria desejável, as taxas de adoção são baixas. Isso acontece, em partes, pela lacuna na compreensão de como isso funcionaria e como eles podem ser integrados em sistemas existentes.

Sendo assim, um relatório da Plastiq em parceria com a PYMNTS examinou como empresas dos portes citados podem adotar estratégias que transformem estes processos. Ao todo, 500 companhas foram abordadas nos EUA, com receitas entre US$ 500 mil e US$ 100 milhões, além de executivos das funções citadas.

Entre as principais descobertas do levantamento sobre inovação neste aspecto estão:

Pagamentos “All-in-one”

A maioria dos executivos de conta a pagar e receber acreditam que a solução é um pagamento “all-in-one”, ou, “tudo-em-um”, em tradução livre.

Eles e as empresas concordam que são necessários processos mais eficientes e veem um benefício em usar uma única ferramenta de pagamento para gerenciar transações. Oito em cada 10 executivos e seis em cada 10 SMBs acreditam que as soluções tudo-em-um economizarão o tempo das empresas.

Além disso, muitas PMEs mencionam que processos ineficientes têm um impacto significativo no gerenciamento do fluxo de caixa, pois tempos de processamento de pagamentos irregulares podem afetar o planejamento financeiro.

De acordo com nossa pesquisa, muitas empresas expressaram dúvidas sobre a integração da tecnologia com os sistemas existentes. Quatro em cada 10 SMBs afirmam que usaram uma plataforma tudo-em-um, mas provavelmente não sabem como podem aproveitá-la para gerenciar todos os seus processos.

Simplificar

As PMEs pesquisadas acreditam que uma única solução para todas as transações B2B ofereceria melhor visibilidade sobre os fluxos de caixa e ofereceria suporte a um melhor rastreamento de contas.

Essa visibilidade também é essencial para os relacionamentos com fornecedores: as empresas que dependem de uma rede de fornecedores ou vendedores precisam contar com pagamentos rápidos e sem atritos para evitar atrasos que podem afetar as operações comerciais.

Fornecedores e compradores precisam de flexibilidade na forma como recebem e enviam pagamentos. Alguns dos métodos de pagamento atuais mais populares, como débito e pagamentos automatizados da câmara de compensação (ACH), são insuficientes para limitar o atrito de pagamentos para ambos os lados das transações B2B.

Conhecimento

De acordo com nossa pesquisa, muitas empresas expressaram dúvidas sobre a integração da tecnologia com os sistemas existentes. Quatro em cada 10 SMBs afirmam que usaram uma plataforma de pagamento tudo-em-um, mas provavelmente não sabem como podem aproveitá-la para gerenciar todos os seus processos

Leia também: Pagamentos digitais: quais indústrias serão mais beneficiadas?

Fonte: PYMNTS