Logo E-Commerce Brasil

Pagamento parcelado cresce entre brasileiros

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O número de brasileiros que paga algum tipo de parcelamento aumentou de 30,3% em abril de 2012 para 42,8% no mesmo período deste ano, segundo pesquisa da Ipsos feita a pedido da Fecomércio-RJ e do Simerj (sindicato do varejo do setor eletroeletrônico do Rio de Janeiro). Foram entrevistadas mil pessoas em 70 cidades.

As parcelas cresceram principalmente nas compras de eletrodomésticos (de 19,9% para 27,3%) e de eletrônicos (de 9,7% para 16,5%).

O crescimento é resultado da continuidade da política do governo federal de incentivo ao consumo, de acordo com a federação.

Apesar de a intenção de compras das famílias estar diminuindo, as parcelas de aquisições realizadas em setembro do ano passado, por exemplo, permanecem.

A inflação também influenciou essa alta dos parcelamentos. Ainda segundo a Fecomercio, com a elevação dos preços no País, os brasileiros tentam prolongar seus orçamentos com essa modalidade de pagamento.

“As inovações tecnológicas, que chamam a atenção dos consumidores, ajudaram a elevar as compras e, consequentemente, os parcelamentos”, afirma Antonio Florêncio de Queiroz, presidente do Simerj. “A desoneração da linha branca e o Minha Casa Minha Vida também incentivaram o acesso das famílias a bens duráveis”, acrescenta.

Para 2014, no entanto, a expectativa é de que as parcelas não aumentem como neste ano, pois os consumidores estão começando a se preocupar com o equilíbrio das contas, afirma a Fecomercio-RJ.

Por: Supermercado Moderno