Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Pagamento online: não imprima mais boletos bancários

Segunda-feira, 03 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Somos criaturas do hábito, não podemos negar. Na maior parte do tempo, agimos e tomamos decisões predeterminadas sem questionamentos, simplesmente por ser a forma como sempre fizemos algo.

Você certamente já pagou um boleto alguma vez em sua vida, seja a mensalidade da faculdade, o crediário de alguma loja ou simplesmente uma compra feita na internet. Há 25 anos, o boleto bancário é nosso fiel escudeiro na hora de fazer um pagamento, e temos por hábito imprimi-lo antes de efetuar o pagamento.

E aí começa a surgir o problema, pois nem sempre é possível imprimir o boleto, já que muitas vezes não temos fácil acesso a uma impressora, principalmente quando fazemos a compra via celular. O que devemos fazer neste caso?

Muitos usuários acabam desistindo do pagamento, o que contribui para a alarmante taxa de pagamento de apenas 49% dos boletos gerados no e-commerce. Os mais perseverantes, por outro lado, recorrem ao velho método do papel e caneta, anotando os dados bancários da empresa e a linha digitável do boleto para utilizar a informação na hora de efetuar o pagamento.

Essa tática é adotada inclusive para pagamentos online, que em teoria deveriam ser mais rápidos e cômodos. Isto porque ao acessar o internet banking ou app do banco fica difícil consultar a informação em outra aba ou aplicativo no qual esteja aberto o boleto. No entanto, este hábito está com os dias contados e não será mais necessário imprimir ou anotar os dados do boleto para pagá-lo.

Com o aumento da importância dos smartphones como fonte de acesso à internet, e a crescente participação do m-commerce nas vendas online, estava na hora de descomplicar este processo. Um boleto responsivo, como o Boleto Flash® da PagBrasil, torna esse tipo de pagamento muito mais fácil. Veja como:

No caso de pagamentos feitos presencialmente, basta mostrar os números ao atendente da lotérica ou outra instituição autorizada a receber pagamento de boletos. Se o pagamento for feito no computador, basta selecionar os números da linha digitável com o mouse e copiá-los com as teclas “CTRL + C” e colar dentro da página do internet banking. Lembrando que os consumidores registrados no sistema DDA conseguirão visualizar dentro do app ou internet banking todos os boletos emitidos em seu nome.

Assim, os dias do boleto antigo estão contados. Em uma época na qual os consumidores querem agilidade e conforto para efetuar suas compras e pagamentos, imprimir uma folha apenas para finalizar uma transação não se adequa mais ao perfil do usuário. E as empresas que não se adaptarem aos novos tempos, oferecendo este tipo de inovação, ficarão para trás rapidamente, principalmente em um mercado cada vez mais focado em otimizar a experiência do cliente.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.