O Gartner prevê que o número de usuários de pagamentos móveis vai superar a marca de 141 milhões ainda este ano, o que significa um aumento de 38,2% em relação ao ano passado, quando 102,1 milhões de assinantes usaram a tecnologia. De acordo ainda com a consultoria, o segmento movimentará US$ 86,1 bilhões nesse ano, crescimento de 75,9% comparado ao ano passado.
Apesar das projeções positivas, a pesquisa avalia que o crescimento dos pagamentos móveis está mais lento do que o esperado, especialmente nos mercados em desenvolvimento. “Muitos fornecedores ainda estão adaptando suas estratégias às necessidades locais”, diz Sandy Shen, diretor de pesquisas do Gartner.
Em relação aos mercados desenvolvidos, o analista observa que muitas companhias estão preparando novidades no campo da tecnologia NFC (Near Field Communication). O uso do SMS como meio de pagamento móvel continuará sendo o dominante nos mercados emergentes.
Já nos países desenvolvidos, a tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) será o recurso preferencial, respondendo por quase 90% das operações móveis na América do Norte e por cerca de 70% das transações na Europa Ocidental nesse ano.
Com informações de Convergência Digital