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Pagamento acelerado deixa o consumidor mais feliz, explica CEO da PagBrasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O segundo dia do E-Commerce Big Solutions – Customer Experience teve a honra de receber o CEO e fundador da PagBrasil, Ralf Germer, para uma verdadeira aula sobre meio de pagamentos no comércio eletrônico. Uma das grandes mentes por trás de soluções de pagamento acelerado, o executivo apresentou as formas mais comuns de se pagar compras na internet e como isso interfere na experiência do cliente.

No início de sua apresentação, Ralf Germer mostrou os principais meios de pagamentos usados pelos brasileiros e chamou a atenção para o cartão de crédito. Ainda que seja a forma mais usada, esbarra no problema de limites e da quantidade de desbancarizados no País. Por isso, oferecer outras soluções é fundamental para diminuir o dado de que 31% dos usuários brasileiros de internet nunca fez uma compra online.

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“Uma faixa da população não tem cartão de crédito. Outra faixa não tem limite no cartão e ainda existem os que não possuem contas bancárias. Por isso é sempre necessário oferecer outras opções de pagamentos, como boleto, pagamentos com mais de um cartão, carteiras virtuais, etc”, explicou Germer.

Cliente feliz = maior fidelidade

Na segunda parte de sua apresentação, o CEO da PagBrasil trouxe um dado interessante. Segundo ele, o principal motivo para que o consumidor fique feliz com uma compra é a entrega rápida. Muitas vezes associa-se entrega rápida apenas com as questões logísticas, mas o pagamento está incluso também. “O pagamento tem um papel crucial nisso. Um pagamento acelerado agiliza a questão logística e permite que o cliente, assim, receba o produto em poucos dias ou até horas em sua casa”.

Ralf Germer

Germer deu algumas dicas de automações que tornam o pagamento acelerado em um aloja virtual. “O checkout tem que ser fluido, evitando muitas páginas no processo de pagamento. Depois se pode otimizar como a colocação de CEP que já preenche automático o restante do endereço do consumidor. A questão do boleto também é importante. Gerar boleto em pdf é ruim, porque copiar um código de barras de um pdf é difícil. Precisa de uma solução de geração de boleto que não seja em pdf. Já existem soluções para isso”.

Na parte final da palestra, o CEO da PagBrasil trouxe à tona um tema que sempre gerou muito debate no e-commerce: boleto para valores baixos. “Muitos lojistas não dão a opção por conta dos custos transacionais. O que notamos, entretanto, é que muitas vendas são perdidas por conta disso. Então pela fidelização do cliente, vale a pena manter o boleto também em compras de ticket baixo”.