Logo E-Commerce Brasil

Oto revoluciona Multiloja com estratégias de CRM, receita atribuída aumenta 177%

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Unindo a força de ações de relacionamento com a humanização da loja física, a Multiloja, maior rede varejista de móveis e eletros de Curitiba e Região Metropolitana, supera expectativas, gerando aumento de 177% em receita atribuída ao Oto CRM, comparando com o último semestre de 2022. Com o engajamento do vendedor e a valorização das principais lojas, o resultado da parceria entre Multiloja e Oto CRM impressiona.

Números do sucesso da Multiloja em parceria com a Oto+
Imagem: reprodução

Resultados impressionantes

Contexto 

A Multiloja, uma inovadora no setor varejista, enfrentava desafios para estabelecer uma conexão mais próxima com seus clientes. Embora alguns vendedores enviassem comunicações pontuais, não era possível rastrear efetivamente os resultados dessas ações. Com uma ampla base de clientes que não efetuavam compras há um bom tempo, a Multiloja sentia a necessidade de criar campanhas para engajar esses contatos e aumentar a recorrência de compra.

A produtividade dos vendedores também era uma prioridade para a varejista. A Multiloja desejava otimizar a jornada de sua equipe, para que, mesmo em períodos de baixo movimento, pudessem entrar em contato com os clientes através do WhatsApp com comunicações personalizadas e assertivas, gerando resultados mais positivos para a marca. Além disso, a Multiloja buscava consolidar os dados dos clientes em um único sistema, evitando a necessidade de consultar informações em diversas plataformas.

Solução 

A parceria entre a Multiloja e o Oto CRM teve início em maio de 2022, começando com 16 lojas na primeira fase e expandindo a operação em mais 6 fases. Apesar dos desafios na adaptação do time à tecnologia, a chave para o sucesso do projeto foi o comprometimento das pessoas envolvidas. Supervisores, gerentes e vendedores abraçaram o uso diário do Oto CRM, participaram de treinamentos periódicos e seguiram as atividades sugeridas pelo aplicativo. Como resultado desse empenho, a Multiloja alcançou recordes de conversas iniciadas no primeiro semestre do ano.

Com um time altamente dedicado ao Oto CRM, a Multiloja traçou um plano de ação para engajar vendedores e aplicar estratégias inovadoras que integrassem a tecnologia com o WhatsApp, revolucionando a forma de impactar seus clientes. Distanciando-se de abordagens mais tradicionais focadas em preço e promoção, a Multiloja apostou em estratégias baseadas em relacionamento, que comunicam valor agregado, oferecendo dicas de utilização, manutenção e formas de aproveitar melhor os produtos.

A grande aposta no mix de campanhas

Um grande diferencial da Multiloja foi a utilização do Lifecycle Do Varejo e o aproveitamento de datas sazonais para estreitar ainda mais o elo entre a marca e o cliente. Com a criação de campanhas temáticas, a Multiloja atraiu mais público para a loja física e, unindo estratégias de relacionamento com os dados de comportamento, aumentou significativamente as atividades sugeridas e, consequentemente, aumentando em 170% o número de compradores. 

Um dos maiores sucessos foi a Campanha do Agasalho, que resultou em mais de 800 vendas atribuídas ao Oto CRM. Com um cunho totalmente social, essa campanha de relacionamento causou um impacto extremamente positivo não apenas entre os clientes, mas também entre os colaboradores e a sociedade como um todo.

“Hoje o CRM faz parte da rotina das lojas, fortalecendo o relacionamento com os nossos clientes, e tem contribuído com o aumento das vendas na nossa operação. Além disso, o Oto CRM nos ajudou a mapear todas as oportunidades de ganhos e nos auxiliou em tornar as ações de comunicação e vendas, muito mais assertivas e rentáveis.

O lifecycle do varejo, metodologia própria do Oto CRM, é uma forma de estruturar a jornada do cliente e qual a melhor forma de se relacionar, somando as estratégias sazonais (datas comerciais como Dia das Mães e Black Friday) com estratégias de comportamento. Além de ter como objetivo a fidelização, através do lifecycle você também tem insights para impactar os clientes que já são fiéis a sua marca, aumentando a recorrência de compra e o ticket médio.” Luan Pablo Moletta, especialista em CRM na Multiloja

Resultados

Com o poder das estratégias de CRM e a relação personalizada e one-to-one do vendedor com cada um de seus clientes via WhatsApp, a Multiloja potencializou seus resultados e atingiu mais de 177% em receita atribuída ao Oto CRM, comparando com o último semestre de 2022. Com mais de mil vendas atribuídas por mês e um crescimento de 73% no ticket médio, a parceria entre Oto CRM e Multiloja atrelou ações de engajamento de vendedores para conquistar resultados tão expressivos.

Construir resultados incríveis

O lema interno, criado para incentivar e demonstrar a colaboração entre todos, contribuiu para que os times abraçassem o projeto de potencializar o relacionamento com os clientes. A Multiloja valoriza imensamente o engajamento de seus colaboradores, promovendo ações especiais para incentivar a utilização diária do Oto CRM em suas lojas. Essa iniciativa resultou em um crescimento exponencial de conversas iniciadas, alcançando mais de 160% em comparação com o período anterior.

Outra grande fator importante da parceria entre Oto CRM e Multiloja foi a criação de um novo processo para envio de relatórios de desempenho periódicos, que forneceu aos vendedores um maior controle e clareza sobre seus resultados e metas a serem alcançadas. 

“Realizamos várias divulgações de resultados tanto da loja quanto individual do colaborador, pois entendemos que são partes essenciais da engrenagem e precisamos motivá-los.” Luan Pablo Moletta, especialista em CRM na Multiloja