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  Redação E-Commerce Brasil

Otimizar a conversão de pagamentos via boleto bancário

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

A taxa de conversão de um e-commerce é essencial para definir o sucesso do negócio. Em geral, os lojistas online dedicam grande parte de seus esforços e orçamentos para atrair consumidores às suas lojas. Por isso, cada venda não finalizada contribui para a redução das margens de lucro dos negócios.

Neste sentido, o funil de conversão é uma das principais preocupações dos comerciantes online. Há vários pontos no processo de compra que podem ocasionar a fuga do comprador. No entanto, em muitos casos a perda da venda ocorre no checkout em função do método de pagamento escolhido.

Segundo o estudo E-commerce Radar, da Atlas, em 2017 a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro ficou em 1,4%. Um dos motivos para a baixa taxa é o aumento do acesso em dispositivos móveis, que normalmente oferecem uma experiência de compra menos fluída. Quando os consumidores escolhem formas de pagamento alternativas, como o boleto bancário, o problema se agrava.

Existem diversas alternativas para melhorar o fluxo de pagamento com cartão de crédito, como a tecnologia da compra em um clique. Porém, quando se trata do boleto bancário, o cenário se complica.

Primeiramente, não é gerada uma cobrança automática, o que requer um segundo passo por parte dos compradores, que devem completar o pagamento de forma eletrônica ou fisicamente em algum dos locais autorizados. Esta é uma das razões para que somente um de cada dois boletos gerados (48,5%) sejam pagos.

Principais motivos para uma baixa conversão em boletos

Além de ser um método de pagamento seguro para o lojista e para o comprador, o boleto também permite democratizar o e-commerce, dando acesso às compras online à população não bancarizada ou com baixa pontuação de crédito – não elegíveis para obter um cartão de crédito. O estudo da Atlas indicou que 35,5% dos pedidos feitos no e-commerce brasileiro em 2017 foram pagos com boleto bancário.

Isso não somente posiciona o popular método de pagamento como a segunda opção de pagamento online no país, como demonstra que é essencial contar com o boleto para obter mais conversão de vendas. Apesar disso, alguns motivos influenciam na baixa conversão de boletos. Veja abaixo:

– Tecnologia não responsiva: como bem sabemos, o boleto surgiu bastante antes do boom do e-commerce. Por este motivo, sua tecnologia não está otimizada para o e-commerce e não é nada amigável para visualização e pagamento em dispositivos móveis. Em contrapartida, os smartphones passaram a ser a principal fonte de acesso à internet no Brasil e o m-commerce já representa quase um terço das transações de e-commerce. Por isso, a falta de tecnologia responsiva é um dos principais contribuintes à baixa conversão de pagamentos com boleto bancário.

– Dificuldade em acessar o link do boleto: ao escolher o boleto bancário como forma de pagamento, muitos consumidores não conseguem acessar o boleto para pagá-lo. Isto ocorre porque algumas lojas somente exibem o link no checkout. Como muitos compradores não pagam o boleto no momento em que este é gerado, pois estão cientes de que o pagamento não precisa ser instantâneo, não oferecer outra forma de acessar o link pode contribuir para baixas taxas de conversão.

-Compradores esquecem de realizar o pagamento do boleto: já que o pagamento do boleto não precisa ser feito instantaneamente e é de praxe dar alguns dias de prazo para que os consumidores o paguem, com certa frequência os compradores esquecem de efetuar o pagamento antes do vencimento. Neste ponto, tanto o esquecimento como a impossibilidade de ampliar o prazo de forma retroativa contribuem para reduzir a conversão.

Como aumentar a conversão de pagamentos por boleto

Não se desanime pelos pontos anteriores. Apesar das dificuldades, os negócios online contam com várias opções para aumentar a conversão de pagamentos por boleto. No entanto, aqui entra em questão a escolha do serviço mais adequado para a geração e processamento dos boletos. Em geral, muitos lojistas optam por contratar o boleto diretamente com os bancos. Outros, escolhem integrar com um provedor de serviços de pagamento, o que pode lhes trazer uma série de vantagens.

Ao contratar um serviço para emitir e processar pagamentos com boleto bancário, estes são alguns dos fatores que podem contribuir no aumento de conversão:

  • Boleto responsivo: este é um dos pontos mais óbvios no cenário atual do e-commerce brasileiro. Quanto mais acessos realizados em dispositivos móveis, maior a necessidade de uma versão responsiva. De modo geral, a maioria dos serviços que oferecem boleto como meio de pagamento, incluindo os bancos, disponibilizam uma versão em pdf que não se adapta às telas menores dos celulares e tablets. A PagBrasil, por exemplo, desenvolveu uma tecnologia responsiva para seus Boleto Flash® e Boleto Express. Desta forma, qualquer boleto gerado em um smartphone pode ser facilmente visualizado e pago no dispositivo. Assim, os lojistas podem captar mais pagamentos dos usuários que navegam e realizam compras com seus dispositivos móveis.
  • Confirmação de pagamento acelerada: escolher um provedor de boleto que ofereça a confirmação mais rápida do pagamento pode influenciar na taxa de conversão por facilitarem as compras impulsivas. Alguns serviços do mercado oferecem confirmação no seguinte dia útil após o pagamento ao invés do padrão de dois ou três dias úteis de atraso. Já o Boleto Flash®, da PagBrasil, vai ainda mais longe e proporciona confirmação no mesmo dia, em menos de duas horas.
  • Pacotes de SMS e-mail: este serviço é ideal para solucionar dois dos problemas que afetam a conversão: dificuldade de acesso ao link e compradores que esquecem de pagar o boleto. Através do envio automatizado da confirmação da compra e de lembretes de pagamento, os lojistas podem melhorar drasticamente suas taxas de conversão. As mensagens podem ser enviadas por SMS ou por e-mail, com texto personalizável, mas sempre incluindo o link do boleto.
  • Ampliação do prazo de vencimento: caso o comprador não efetue o pagamento antes da data de vencimento, provedores como a PagBrasil oferecem aos lojistas a opção de ampliar o prazo de forma retroativa. Desta forma, não é necessário que o consumidor gere outro boleto, o que contribui para não reduzir a taxa de conversão.

Por: Bianca Lopez – Responsável de Comunicação da PagBrasil, empresa processadora de pagamentos online para o Brasil. Formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí e com um Mestrado em Comunicação pela Universidade de Barcelona, é especialista em Marketing Digital e Comunicação com foco no mercado de pagamentos.

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