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Como otimizar o checkout de lojas virtuais?

Muito se fala em otimização da taxa de conversão, mas há quem se esqueça de uma das etapas mais decisivas na jornada de compra: o checkout. Olhar com atenção para a etapa de pagamento do seu e-commerce é essencial para melhorar a experiência dos seus clientes. Continue lendo e descubra a importância do checkout e o que fazer para otimizá-lo, priorizando mais conversões.

Se você já se informou e está buscando uma solução para ter o poder total do checkout do seu e-commerce nas mãos, increazy checkout é o que você procura. Confira as features do novo produto da Nerau CX e comece seu teste grátis agora mesmo.

Qual a importância de ter um checkout otimizado?

No cenário atual, com o mundo inteiro se adaptando às consequências da pandemia da Covid-19, é inegável o aumento exponencial de negócios que voltaram suas atividades ao online, seja com estratégias omnichannel ou migrando totalmente seus esforços do offline para o virtual.

Segundo informações da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o número de brasileiros que fizeram sua primeira compra pela internet em 2020 passa de 11 milhões. Isso não quer dizer que esses novos consumidores buscam apenas comodidade. Na verdade, é primordial oferecer a eles uma experiência que seja capaz de fidelizá-los.

De nada adianta proporcionar aos consumidores uma jornada de compra que começa com tudo nos eixos e termina aos trancos… Pensar nas possibilidades de otimização no checkout é ter a preocupação de fechar o processo todo da melhor maneira, com chave de ouro, com efetivamente o que mais importa: a conversão.

Checkout mal otimizado pode render carrinhos abandonados

Quais são as dores do seu público que podem estar relacionadas às etapas finais da jornada de compra?

Segundo dados levantados pelo Baymard Institute – considerando 44 estudos com estatísticas acerca de carrinhos abandonados em e-commerces, 69,80% é a taxa média documentada de abandono de carrinho em compras online.

Um outro relatório do E-commerce Radar apontou que, em média, 82% dos compradores digitais desistem de suas compras.

Para entender o porquê desses números, é bom ficar de olho em tópicos como os listados a seguir:

  • Seu frete é caro?
  • É preciso criar uma conta para comprar no seu e-commerce?
  • Seu checkout é muito extenso? Poderia ser mais simples?
  • Há “surpresas” para o usuário nas etapas do seu checkout?
  • Você disponibiliza várias opções de pagamento?

Mais que apenas apontar alguns tópicos para que você preste atenção, é melhor tratarmos de alguns deles separadamente. Serão direcionamentos simples para que você observe e coloque em prática no seu e-commerce desde já. Vamos às dicas:

Situe os usuários a cada passo do seu checkout

Formulários complexos e extensos são o exemplo perfeito de burocracia desnecessária para afastar clientes. Simplifique o que puder e deixe claras quais e quantas serão as etapas em cada formulário. Dependendo do segmento do seu negócio, talvez você possa dividir as etapas dos formulários a ponto de captar apenas informações relevantes em cada momento – mantendo dados úteis se houver desistências.

Em todo caso, a máxima é agilizar o processo para encurtar o caminho à conversão. Aliás, por falar nisso, talvez a feature de compra com 1 clique seja ideal para o seu negócio.

Seu e-commerce tem compra com 1 clique?

Reduzir o caminho da conversão a apenas 1 clique é o sonho de muita loja virtual. O novo produto da Nerau CX – increazy checkout – é ideal para quem está buscando acelerar o processo de compra com essa feature. Confira os gateways de pagamento disponíveis:

  • Mundipagg
  • me
  • Stripe
  • Getnet
  • Wirecard
  • Cielo

Checkout otimizado para m-commerce é essencial

Responsividade: essa é a palavra-chave quando o assunto é o comércio mobile. De nada adianta você otimizar completamente seu e-commerce no desktop, enquanto o processo deixa a desejar em dispositivos móveis.

E essa é uma demanda que não é de hoje. O relatório Webshoppers de 2019, especificamente no mês de novembro, registrou as vendas por dispositivos móveis ultrapassarem as por desktop. A história está sendo feita há algum tempo e quem ignorar a relevância do m-commerce, inevitavelmente, em algum momento vai ficar para trás nas vendas.

Quanto mais formas de pagamento, mais conversões

Você nem precisa ouvir isso, mas se deseja aumentar sua taxa de conversão, aí vai: disponibilize o máximo possível de métodos de pagamentos diferenciados. Quer um exemplo da relevância disso? Um terço dos brasileiros não possui conta em banco. Porém, isso não significa que essa parcela de público não compre online!

Prepare-se e adapte-se para que aquilo que você tem a oferecer seja verdadeiramente acessível a quem compra – inclusive quanto às formas de pagamento: Pix, boleto bancário, cartão de crédito… quanto mais métodos, mais vendas você conquistará.

Por falar nisso, você precisa disponibilizar pagamentos em mais de um cartão? Então a próxima dica é na medida para atender a sua necessidade.

E se o seu cliente quiser pagar em mais de um cartão?

Mais uma vez, tá aí a dica: quem tem increazy checkout, além de oferecer a opção de pagamento com múltiplos cartões, simplifica a vida de clientes que precisam dessa funcionalidade.

Se o usuário perder a conexão, você perde a sua venda?

Com increazy checkout não. Se você deseja vender até para quem tá off, a solução da Nerau CX é tudo que você precisa. Por manter em cache os dados já informados pelos usuários, mesmo que a conexão caia durante o processo, o cliente ainda conseguirá finalizar a compra. Em resumo, quem tem increazy checkout não perde nenhuma venda.

E se você pudesse customizar e testar o checkout do seu e-commerce?

Múltiplos modelos de checkout, com toda a customização que você precisa para ter o poder total do checkout da sua loja nas mãos: com increazy é assim. Além disso, há um diferencial de extrema importância no novo produto da Nerau CX que pode te ajudar a otimizar seu checkout ao máximo: increazy checkout é a primeira plataforma exclusiva de checkout com a funcionalidade de testes A/B a ser implementada em breve.

Quer saber como funcionará na prática?

  • Você poderá criar variantes de checkout, determinar objetivos e segmentar o público de acordo com as regras que estipular em cada teste.
  • A segmentação poderá ser feita por tecnologia, localização ou comportamento dos usuários ao utilizarem seu checkout.
  • Depois de testar variações, você poderá implementar as variantes bem-sucedidas nos testes e até mesmo criar novos modelos de checkout a partir das suas próprias customizações. Tudo de um jeito simples e prático.

Se quiser saber mais detalhes sobre como otimizar de verdade o checkout do seu e-commerce, converse com o time da Nerau CX ou comece agora mesmo um teste grátis com todas as funcionalidades já disponíveis dessa nova solução para converter até o último centavo.

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